93- Dia da Engenharia: Quantos prédios enormes! Casas, edifícios, hospitais, escolas, igrejas, pontes, estradas. Mas afinal quem constroi tudo isto? É o engenheiro.
Ele é responsável por todas as etapas de uma construção.
Quem sabe você não quer ser um engenheiro quando crescer e participar da construção de grandes monumentos!
A engenharia está presente em todos os setores da nossa vida - nos meios de transporte e de comunicação, nos alimentos, no vestuário e até no rádio que você está ouvindo agora.
A engenharia se desdobra em várias áreas, entre elas:
Engenharia Elétrica
Os campos de atuação do engenheiro eletricista são as empresas de telecomunicações, de geração e distribuição de energia; as indústrias de materiais, dispositivos e instrumentos elétricos, eletrônicos e de informática; as empresas de consultoria e assessoramento; as empresas de software; os serviços públicos e as instituições de ensino e de pesquisa.
Engenharia Civil
O engenheiro civil se insere nos mais diversos campos da engenharia de obras civis atuando quer na elaboração dos projetos, quer na área de execução, bem como na consultoria e supervisão de obras.
Bioengenharia
O bioengenheiro providencia material e auxilia nas pesquisas aplicadas à bioengenharia; realiza manutenção, em terceiro nível, de equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares.
Engenharia de alimentos
O engenheiro de Alimentos é responsável pela fabricação, conservação, armazenamento e transporte de produtos, de origem animal ou vegetal.
Engenharia de Computação
O engenheiro de computação é um novo tipo de profissional que passou a ser exigido pelos avanços da informática e da ciência computacional. Esse profissional deve ter um perfil diversificado que abrange as diversas facetas da informática, compreendendo a construção, programação e aplicação de sistemas computacionais nos mais variados campos como projeto de software, projeto de hardware, e aplicações. Engenharia Agrônoma
Compete ao engenheiro agrícola o desempenho de atividades referentes à aplicação dos conhecimentos tecnológicos para o equacionamento de problemas relacionados à produção agrícola e o desenvolvimento rural, envolvendo energias alternativas e eletrificação, transportes, sistemas estruturais e equipamentos, nas áreas de: engenharia de água e solo, construções para fins rurais e ambiência, máquinas e implementos agrícolas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas, gestão e controle ambientais, bem como seus serviços afins e correlatos.
Engenharia Mecânica
O engenheiro mecânico se insere em quase todas as atividades tecnológicas aplicadas a sistemas industriais, de prestação de serviço, de pesquisa e de ensino.
Engenharia de Produção
Compete ao engenheiro de produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia.
Comentários
Postar um comentário
Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.