Pular para o conteúdo principal

18 de abril: Dia do Amigo, Dia Nacional do Livro Infantil, Dia de Monteiro Lobato

105 - Dia do AmigoDia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No BrasilUruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.
A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce ad amizade entres seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto PinascoParaguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.












Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo


106 - Dia Nacional do Livro InfantilDia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil.
Para comemorar o nascimento de José Bento Monteiro Lobato (1882/1948) , um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu, foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, pela Lei Nº 10.402. de 08 de janeiro de 2002.




Tirado de:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-nacional-do-livro-infantil/dia-nacional-do-livro-infantil.php



107 - Dia de Monteiro Lobato: Existe uma relação entre o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia de Monteiro de Lobato, a diferença é que este último foca diretamente no autor, enquanto o Dia do Livro é uma homenagem com base em suas obras.

Monteiro Lobato, ( nascido a 18 de abril de 1882, e falecido a 4 de julho de 1948), foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursosr da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis ‘Colecção Sitio do Pica Pau Amarelo’ composta por mais de 30 obras, e também escreveu livros para adultos, obtendo sucesso em ambas as areas como escritor.
No Brasil, na década de 1970, ‘O Sitio do Pica Pau Amarelo’ virou programa infantil de televisão, sendo exibidio pela Rede Globo de Televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.








Tirado de: http://www.blogdacrianca.com/dia-de-monteiro-lobato-dia-18-de-abril/#ixzz1sGI6hERJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho de viagem!

Outro post que eu copiei do meu Facebook.          "Um sonho de viagem para muitos brasileiros".

Frases de apoio!

As vezes nós precisamos de uma forma de encorajar-nos a fazer uma coisa ou decidir fazer uma coisa e frases/provérbios podem nos ajudar numa hora dessas.Frases assim podem nos inspirar, saber da opinião das pessoas ou simplesmente lemos pra ler algo bom. Abaixo vou escrever algumas frases para apoiar, inspirar, etc.  "O Senhor virá a Terra, para salvar a humanidade". "Então; prósperas, se cuidares em cumprir os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou". "Aquietais-vos e sabeis que eu sou Deus".           "Para Deus nada é impossível".           "Em tudo Deus sabe o que faz".           "O Senhor será também um alto refúgio em tempos de angustias".           "Assim que se alguém está em, Cristo, nova criatura é".           "As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo'.           "Vinde a ...

04 de agosto: Dia do Padre

254 - Dia do Padre : O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto , em homenagem a São João Maria Vianney , santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars . No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade , tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores , São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fieis. No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos . São João Maria Vianney morreu aos 73 anos , em 4 de agosto de 1859 . Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI , a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.   Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/a...