Pular para o conteúdo principal

18 de abril: Dia do Amigo, Dia Nacional do Livro Infantil, Dia de Monteiro Lobato

105 - Dia do AmigoDia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No BrasilUruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.
A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce ad amizade entres seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto PinascoParaguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.












Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo


106 - Dia Nacional do Livro InfantilDia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil.
Para comemorar o nascimento de José Bento Monteiro Lobato (1882/1948) , um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu, foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, pela Lei Nº 10.402. de 08 de janeiro de 2002.




Tirado de:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-nacional-do-livro-infantil/dia-nacional-do-livro-infantil.php



107 - Dia de Monteiro Lobato: Existe uma relação entre o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia de Monteiro de Lobato, a diferença é que este último foca diretamente no autor, enquanto o Dia do Livro é uma homenagem com base em suas obras.

Monteiro Lobato, ( nascido a 18 de abril de 1882, e falecido a 4 de julho de 1948), foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursosr da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis ‘Colecção Sitio do Pica Pau Amarelo’ composta por mais de 30 obras, e também escreveu livros para adultos, obtendo sucesso em ambas as areas como escritor.
No Brasil, na década de 1970, ‘O Sitio do Pica Pau Amarelo’ virou programa infantil de televisão, sendo exibidio pela Rede Globo de Televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.








Tirado de: http://www.blogdacrianca.com/dia-de-monteiro-lobato-dia-18-de-abril/#ixzz1sGI6hERJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 de maio: Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Detento, Dia do Telegrafista, Dia do Vestibulando

166 - Dia da Infantaria :  O Dia da Infantaria trata-se de uma homenagem ao Brigadeiro Antonio de Sampaio , consagrado pelo decreto 51.429 de 13 de março de 1962 como o patrono da arma de Infantaria , por se destacar como bravo líder de combate instrutor e disciplinador da Infantaria. Foi por sua 3° Divisão de Infantaria (A Divisão Encourada ) que em 24 de maio de 1866 participou da batalha Tuiuti , a maior batalha campal travada na América do Sul . Ele recebeu três ferimentos que culminaram em sua morte.  Sampaio era cearense , nascido em Timboril em 24 de maio de 1810 ; faleceu aos 56 anos . A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno . Isso

23 de novembro: Dia do Engenheiro Eletricista

418 - Dia do Engenheiro Eletricista : Comemora-se no Brasil em 23 de novembro o Dia do Engenheiro Eletricista , data em que, no ano de 1913 , foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá . Decretado pela Lei Nº 12.074, de 29 de Outubro de 2009. Com base no projeto de Lei N° 2.545 de 2003 do deputado José Roberto Arruda (PFL/DF) . Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Engenheiro_Eletricista

03 de novembro: Dia do Cabelereiro e Instituição do Direito e Voto da Mulher

392 - Dia do Cabelereiro : Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres , declarado padroeiro dos cabeleireiros , dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI . Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima , no Peru , Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava , e nunca foi reconhecido por seu pai ou pelos familiares. Aos 15 anos , descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião . Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados , Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639 . Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978 . Tirado de: www.jambo.com.br/datas-comemorativas/136 393 - Instituição do Direito e Voto da Mulher : Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos . Mas nem sempre foi assim. Em 1822 , um pouco depois da inde