114 - Dia da Força Aérea Brasileira: A FAB – Força Aérea Brasileira - é a maior força aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo.
Tirado de: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-forca-aerea-brasileira.htm
115 - Dia da Comunidade Luso-brasileira: Neste 22 de abril, o tradicional "Dia da Comunidade Luso-Brasileira", que por força de legislação federal desde 1967 é celebrado todos os anos na data que, historicamente, assinala também a descoberta do Brasil pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
Tirado de:http://www.cclb.org.br/boletins/boletins09.htm
A proteção feita pela FAB é através da fiscalização das fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o correio aéreo nacional.
Além desses, opera também nas unidades de transporte e de carga, além de ter um programa espacial, específico.
A FAB desenvolveu um importante programa, o SIVAM, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Vigilância da Amazônia.
Em razão da Segunda Guerra Mundial, o governo percebeu a importância em melhorar sua armada, vendo-se despreparado para as necessidades diante do conflito.
À época, as discussões levaram à união das aviações que já existiam no país, como as do exército e as da marinha. Houve ainda a decisão de se criar um ministério, exclusivamente para administrar a aviação do Brasil.
As unidades de aviação existentes na FAB são: as de instrução, as de busca e salvamento, as de asas rotativas, as de patrulhamento, de reconhecimento, de caça e a aviação de transporte.
A força aérea da aeronáutica conta com um efetivo de 73.500 homens. Seu centro de comando está localizado em Brasília, através do ministério da defesa, sendo que seu comandante supremo é o presidente da república. Essa armada possui como lema “asas que protegem o país”.
Em sua estrutura, a força aérea do Brasil tem um comando militar, o COMAER, pelo qual aparecem mais quatro comandos subordinados: o de Operações Aéreas, o de apoio, o de pessoal e o de tecnologia aeroespacial. Além desses, estão subordinados os dois departamentos (de controle do espaço aéreo e de ensino da aeronáutica) e órgãos relacionados ao funcionamento da aviação aérea do país, militar ou civil, bases aéreas e órgãos relacionados.
Tirado de: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-forca-aerea-brasileira.htm
115 - Dia da Comunidade Luso-brasileira: Neste 22 de abril, o tradicional "Dia da Comunidade Luso-Brasileira", que por força de legislação federal desde 1967 é celebrado todos os anos na data que, historicamente, assinala também a descoberta do Brasil pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
Sem dúvida, um marco inicial no relacionamento entre duas civilizações diferentes que, ao longo de quase cinco séculos, se misturaram, se cruzaram, caminharam juntas e que, hoje, estão irmanadas em torno dos mesmos ideais de liberdade, progresso e bem-estar para todos, que são os pilares básicos de uma sociedade pluralista e democrática.
Como sempre, a comemoração deste marco importante de nossa História tem-nos inspirado a refletir melhor acerca do papel que nos cabe, como membros dessa grande comunidade, na busca de uma maior intensificação nas relações luso-brasileiras. Por esta razão, entendemos que é oportuno indagarmos de nós mesmos: será que temos nos devotado a esta causa com o empenho e o vigor que se esperam dos cidadãos participantes, cônscios de seus deveres? Ou será que ainda somos tímidos em nossas ações, sem nos darmos conta da importância do nosso trabalho em favor da nossa comunidade? Estas indagações, antes de terem qualquer sentido de crítica, visam, tão-somente, despertar nossa consciência cívica para os grandes desafios que temos pela frente, num momento em que a simples celebração desta importante data toca fundo em nossos corações e nos estimula a trabalhar mais em prol da comunidade luso-brasileira.
Já caminhamos bastante, é verdade, mas faltam ainda muitas coisas para serem realizadas, para nos tornarmos mais fortes, mais dinâmicos e mais realizadores. Brasil e Portugal, duas Nações irmãs, têm muito ainda a oferecer a seus filhos. Mas dependerá de nós, que temos alguma liderança e responsabilidade nos destinos de nossa comunidade, o constante aprimoramento das relações entre os dois Países, tanto nos âmbitos empresarial, industrial e comercial, quanto nos campos cultural, científico e tecnológico, principalmente agora, que a entrada, muito em breve, de Portugal no Mercado Comum Europeu abrirá novas perspectivas de relacionamento comercial com o Brasil, para os quais precisamos ficar atentos.
Melhorar esse intercâmbio tem sido uma das tarefas permanentes a que se dedica o Conselho da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo, mas nunca é demais lembrar que o sucesso de nossa ação dependerá também do apoio individual de cada um dos membros desta grande comunidade luso-brasileira, a fim de que possamos levar adiante esta bandeira que é de interesse de brasileiros e portugueses.
Tirado de:http://www.cclb.org.br/boletins/boletins09.htm
Comentários
Postar um comentário
Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.