Páscoa
Páscoa( do hebraico Pessach, que significa passagem através do grego Πάσχα) é uma festa Cristã, considerada pelas igrejas ligadas a essa corrente como a festa mais importante da Cristandade. A Páscoa é uma celebração a Ressurreição de Cristo (Sexta-feira Santa) que teria ocorrido nessa época do ano (março e abril) em 30 ou 33 d.C.. A data pode cair entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode se referir ao período de dois meses que dura do domingo de Páscoa até Pentecostes.Origem do Nome
O evento teria ocorrido durante o Pessach, quando os judeus comemoram a libertação da escravidão e fuga do Egito.
A palavra Páscoa, se origina do hebraico da festa judaica, que tem uma ligação com Páscoa Cristã, pelo sentido simbólico comum de "passagem": às celebrações pagãs( passagem do inverno para a primavera) e judaicas( da escravidão no Egito para a Terra Prometida); e pela posição no calendário.
No português, como em muitas outras línguas se origina do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Paquês.
Os termos "Easter"(Ishtar) e "Ostern"( em inglês e respectivamente) apesar de sua relação coma época da primavera, não existe relação com o Pessach. São aceitas relações com:
- Estremonat, nome de um mês antigo germânico, ou de Eostre, deusa da primavera, fertilidade e renascimento, da Mitologia Nórdica ou Germânica, era homenageada todos os anos, neste mês, de acordo com o historiador inglês do século VII Beda, o Venerável.
- Ishtar é cognata de Inanna,Mitologia Suméria e Astarte, Mitologia Fenícia, ligadas também a fertilidade, o que provavelmente influenciou o mito de "Ostern" e a Páscoa(direta e indiretamente)
É o dia santo mais importante para os cristãos, porque celebram a Ressurreição de Cristo.Os costumes são uma mistura de festividades pagãs e do Pessach, a Páscoa judaica.
Os costumes judaicos, são os mesmos que eram seguidos por Jesus, já que ele era judeu, e a sua última ceia antes de morrer aconteceu nessa época. É a ceia citada nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.
Os costumes pagãos, são as bases para os costumes atuais dos ovos e do coelho. Para entender, isso é só voltar a Europa na Idade Média se focando nos povos do norte e germânicos, que ainda eram pagãos, e nesta época do ano homenageavam a deusa da primavera, fertilidade e renascimento Ostera( em alemão) ou Easter*( em inglês), que quer dizer Páscoa; segurava um ovo em sua mão( simbolizando a luz solar) e observava um coelho(simbolizando a fertilidade) pulando alegremente ao redor de seus pés. A deusa e o ovo significava a chegada de uma nova vida.Páscoa no Judaísmo("Pessach")
Quando os judeus foram libertados da sua escravidão pelo Faraó, os judeus iniciaram um período denominado Êxodo, onde Moisés guiou o povo de Israel até a Terra Prometida( correspondente a Israel, Palestina, sul do Líbano e Síria).
E segundo a Bíblia judaica(Êxodo 12,14)isso seria celebrado de geração em geração em honra de Adonai( Deus) e memória daquele dia. Os judeus celebram por 8 dias.Páscoa Pagã
Em alguns países, ainda é comum as pessoas pintarem ovos cozidos e decorá-los com desenhos e formas abstratas; já em outros as pessoas costumam substituir os ovos decorados, por ovos de chocolates. Isso, não está escrito na Bíblia, o que significa que é um costume baseado em práticas pagãs.
Ishtar e Astarte, deusas da fertilidade, sendo a primeira da Mitologia Acadiana e a segunda Mitologia Fenícia, possuem deusas cognatas na Mitologia Nórdica, Anglo-Saxã ou Germânica. Na primavera, lebres(e não coelhos) e ovos eram pintados, associados a elas, como símbolos da fertilidade renovação. Dizia-se que suas sacerdotisas tinham a capacidade de prever o futuro, observando as entranhas de uma lebre sacrificada, a mesma coisa acontecia com os nórdicos, chamando as lebres de "Lebre de Eostre" , isso deu criação a uma frase: "Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?", que deu origem a frase:"Coelhinho da Páscoa, que trazes para mim?". A lebre de Eostre, pode ser vista na Lua Cheia, o que fazia associações com á Lua e deusas lunares da fertilidade. Os nórdicos, comemoravam a festa em 30 de março.
Desses cultos, misturaram com os costumes judaico-cristão, originando a atual Páscoa.* Eostre, Easter, são a mesma deusa,na mitologia nórdica.
Cartões Virtuais


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
http://www.cartooes.com/
http://www.glimboo.com/
Comentários
Postar um comentário
Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.