Pular para o conteúdo principal

10 de maio: Dia da Cavalaria e Dia do Campo

147 - Dia da CavalariaComemorado no dia 10 de maio, o Dia da Cavalaria representa o herói da Guerra do Paraguai e Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, o General Manuel Luiz Osório, que está entre os inúmeros personagens históricos desse serviço militar.

Indispensável em todas as campanhas militares brasileiras, a cavalaria está sempre à frente dos demais integrantes da Força Terrestre e, no início das operações, segue em busca de informações sobre a região, além de ser responsável pelo policiamento preventivo em grandes eventos do município e região
“A cavalaria faz todo o trabalho preventivo em campos de futebol, grandes eventos como o Carnabeirão, festa de peão, reintegração de posse e trabalhos voluntários como a equoterapia”, explica o 1º Ten. PM Luiz Gustavo Gotardo.
Atualmente, são raros os exércitos que mantém as forças de combate a cavalo, porém muitas cavalarias seguem a tradição, e fazem também o uso de veículos motorizados, blindados ou helicópteros em operações designadas para a cavalaria.
















Tirado de:http://www.revide.com.br/gerais/dia-da-cavalaria/



148 - Dia do CampoNo Brasil, grande parte da terra está nas mãos de poucas pessoas, os latifundiários, e uma parte delas é totalmente improdutiva.
Assim, os menos favorecidos que poderiam ocupar essas terras e produzir seus bens, ficam impossibilitados de ter uma vida digna.
Essa situação é, na verdade, uma herança do período colonial, pois a Coroa portuguesa dividiu a colônia em 12 capitanias hereditárias, mantendo a posse da terra nas mãos de alguns súditos de confiança do reiNasceu assim o latifúndio, no qual se cultivava única e exclusivamente a cana-de-açúcar, mediante o trabalho escravo.  
Depois as capitanias foram substituídas pelas sesmarias, ou seja, grandes porções de terras que foram entregues a quem se dispusesse a cultivá-las, dando à Coroa a sexta parte da produção. Obviamente, só poderiam se candidatar aqueles que possuíam bens materiais para bancar o início desse cultivo e a manutenção da terra. Ou seja, a terra ficou de novo com a aristocracia. 
Mesmo com a Independência do Brasil, em 1822 e o fim das sesmarias, as imensas fazendas não foram divididas. Nessa ocasião, foi decretada a Lei das Terras, que exigia que a compra e a venda da propriedade fosse negociada em dinheiro. 
Novamente, o pequeno agricultor e o povo humilde ficaram longe do acesso à terra, o que gerou uma estrutura agrária de extrema desigualdade. 
Os maiores avanços na democratização da posse da terra tiveram início durante o regime militar, com a criação do Estatuto da Terra, por meio da lei nº 4.504, de 30/11/1964, que possibilitou o assentamento de trabalhadores rurais sem terra. 
O Estatuto previa a criação de meios e dispositivos para reger os assuntos de ordem agrária no país. Então, o decreto - lei nº 1.146, de 31/12/1970, criou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que passaria a ser o executor da política agrária do Governo Federal, embora não tenha executado nenhuma reforma nessa época 
No final da década de 1970, surgiu, no Sul do país, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como uma reação desses trabalhadores à indiferença do Estado. 
A reforma agrária só foi retomada em 1985, com a abertura política. Entre 1985 e 1989, o Plano Nacional de Reforma Agrária assentou cerca de noventa mil agricultores. 
Entre 1990 e 1994, os resultados foram menores, com apenas sessenta mil assentados. A partir de 1995, a reforma agrária tomou novos rumos. 
Embora tenham diminuído a concentração de terras, as mortes por violência no campo e o número de invasões, muito tem de ser feito. 
As linhas de crédito ao agricultor humilde e os programas governamentais estão surgindo para que exista mais justiça no campo.
Enquanto a situação não melhora, os legítimos movimentos populares em favor da distribuição igualitária da terra continuam com sua luta e suas reivindicações, embaçados nos artigos 184 a 191 da Constituição Federal de 1988.








Tirado de:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-campo.php
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

23 de dezembro: Dia do Vizinho!

O dia 23, só possui essa data. Dia do Vizinho O dia é em celebração aos vizinhos. A palavra vizinho , vem do latim  vicinu , que significa "próximo, mora perto, vicinal, da aldeia". Hoje é dia de celebrar, aqueles que moram do nosso lado, os vizinhos existem desde tempos muito remoto da humanidade,já que ela sempre vive em comunidade. Eles podem causar muitos conflitos, fofocas, mexericos,etc. Existem pessoas que acham que vizinhos são incômodos na nossa vida, ás vezes pode até ser mesmo, mas mesmo assim eles tem um papel importante na nossa vida (assim como nós temos na deles, já que somos vizinhos deles) e na vida do bairro.   Como? Simples. Com os laços de amizade que fazemos com eles e vice-versa, podemos contar com eles em horas de urgência, pedir ajuda com algo que está faltando em nossa casa. Também são esses laços que ajudam no cotidiano, condição de moradia do bairro respectivo ao qual moram, que se unem para o bem do bairro, criando associ...