Pular para o conteúdo principal

25 de maio: Dia da Indústria, Dia do Massagista e Dia do Trabalhador Rural

171 - Dia da IndústriaA antiga economia feudal, que durante séculos esteve nas mãos da nobreza, foi suplantada pela economia mercantilista - exercida pela burguesia -, baseada no comércio e na exploração de colônias.
Em meados do século XVII, a Inglaterra dominava o comércio mundial e o tráfego de mercadorias existente entre as colônias. Esse poderio econômico, aliado às grandes reservas de carvão encontradas em seu território, criou o ambiente favorável para a Revolução Industrial. Além disso, a burguesia iniciou um processo de ocupação das terras dos camponeses, que foi denominado "cercamento" fato que gerou êxodo rural e acúmulo de mão-de-obra nas cidades. As terras, por sua vez, foram ocupadas por rebanhos de ovelhas, que forneciam lã para a recente indústria têxtil. Assim, o cenário econômico, antes predominantemente agrário, passou a ser urbano e industrial.
Esse processo beneficiou sobremaneira a Inglaterra, que tinha à sua disposição um imenso mercado externo, principalmente nas colônias da África e da América, para as quais poderia escoar sua produção. Como moeda de troca, recebia o ouro e as riquezas obtidas de seus "clientes", entre eles Portugal, que explorava a colônia do Brasil.
O início dessas atividades industriais foi uma combinação de fatores econômicos, políticos e científicos. Assim, esse ambiente era complementado pelo desenvolvimento tecnológico que o mundo alcançava. Inventos e avanços - como a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico - causaram uma revolução na produção de bens. O advento da indústria deu-se com a mecanização e automação dos antigos processos de manufatura.
No Brasil, a instalação das indústrias teve grande incentivo com a decadência da economia cafeeira. Com a queda do preço do café no mercado internacional, muitos cafeicultores faliram, e seus ex-empregados rumaram às cidades. Essa mão-de-obra excedente passou a ser utilizada nas indústrias que começavam a ser instaladas no Brasil, onde a antiga sociedade agrária começou também a ser substituída pela sociedade industrial.
Esse novo sistema econômico acabou por transformar as relações na sociedade, criando duas novas classes sociais: a dos empresários, ou capitalistas - proprietários do capital e dos meios de produção - e a dos operários, cujas posses eram apenas sua força de trabalho, fornecida vendi aos empresários em troca de remuneração. Esse sistema funciona praticamente do mesmo modo até hoje. Contudo, as relações trabalhistas têm mudados em função do bem-estar do proletariado. Jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas, licença-maternidade, entre outras, foram conquistas dessa classe que é, verdadeiramente, a responsável pelo crescimento da economia.
 

 

 

 

 

 

 








172 - Dia da MassagistaA profissão de massagista é de nível profissionalizante e é regulamentada pelo Decreto Lei nº 3.968 de 1961. O massagista pode possuir gabinete em nome próprio, desde que tenha a habilitação legal e a administração do tratamento, que somente será feita mediante prescrição médica.
O desconhecimento da opinião pública desse tipo de trabalho e o descrédito por parte de colegas de outras áreas da saúde, são as primeiras dificuldades encontradas por esses profissionais. A outra, talvez a maior, é a diferença entre o massagista e o fisioterapeuta.
Enquanto o fisioterapeuta tem competência para realizar tratamento ativo e passivo, e o pratica em hospitais, clínicas, clubes e privadamente, o massagista é qualificado somente para realizar tratamento passivo. Os importantes métodos ativos de tratamento estão longe da capacidade do massagista, mas dentro do domínio do fisioterapeuta. Sem dúvida, os massagistas são necessários e realizam uma tarefa importante no cuidado com o paciente, mas no tratamento de lesões e traumas causados pelos esportes ou acidentes, eles não podem substituir o fisioterapeuta. Esse trabalho deve ser feito em parceria.
A massagem é habilidade, não é força, e a dor não deve fazer parte das sessões. O correto é sentir, no máximo, uma dor suportável de alívio. É importante dar especial atenção ao profissional, procurando certificar-se quanto à sua formação e habilitação em massagem.
Existem vários tipos de massagens, originárias de diversos países como o Japão, China, Índia e outros, entretanto, todas essas técnicas já estão adaptadas e incorporadas aos costumes ocidentais. Concluímos que as técnicas de massagens são milenares, consistindo a pressão com os dedos e deslizamentos da mão sobre pontos das extremidades do corpo, incluindo o tronco, a cabeça e os membros. A massagem melhora a circulação sanguínea, dores musculares, alguns tipos de dores de cabeça, dores nas costas, lombares e torcicolos. Todo o corpo é tocado com a pressão dos dedos, cotovelo e antebraço, dorso da mão e também com os pés do massagista.
A massagem tem o objetivo de harmonizar o indivíduo e por isso remove as tensões restaurando o fluxo normal de energia, beneficiando os sistemas ósseo, muscular, urinário, digestivo, linfático, endócrino, respiratório e circulatório e as articulações.
O massagista transmite energia através das mãos, desobstruindo os pontos de bloqueio de energia e estimulando os pontos dos órgãos vitais com o uso de óleo ou creme, para facilitar os movimentos, diminuindo as dores musculares e promovendo, assim, relaxamento corporal e mental.














Tirado de: http://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/05-maio/25-dia-do-massagista.html



173 - Dia do Trabalhador Rural: O dia é uma celebração ao MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ou Movimento dos Sem Terra), que lutam basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade.





Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-trabalhador-rural.php#ixzz1vknzTWkE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

23 de dezembro: Dia do Vizinho!

O dia 23, só possui essa data. Dia do Vizinho O dia é em celebração aos vizinhos. A palavra vizinho , vem do latim  vicinu , que significa "próximo, mora perto, vicinal, da aldeia". Hoje é dia de celebrar, aqueles que moram do nosso lado, os vizinhos existem desde tempos muito remoto da humanidade,já que ela sempre vive em comunidade. Eles podem causar muitos conflitos, fofocas, mexericos,etc. Existem pessoas que acham que vizinhos são incômodos na nossa vida, ás vezes pode até ser mesmo, mas mesmo assim eles tem um papel importante na nossa vida (assim como nós temos na deles, já que somos vizinhos deles) e na vida do bairro.   Como? Simples. Com os laços de amizade que fazemos com eles e vice-versa, podemos contar com eles em horas de urgência, pedir ajuda com algo que está faltando em nossa casa. Também são esses laços que ajudam no cotidiano, condição de moradia do bairro respectivo ao qual moram, que se unem para o bem do bairro, criando associ...