Pular para o conteúdo principal

17 de junho: Dia do Funcionário Público Aposentado

201 - Dia do Funcionário Público AposentadoA Contribuição Social é um tributo fundado na solidariedade social para financiar uma atividade estatal complexa e universal, como a da seguridade. Embora o governo diga que não, há dois sistemas diferentes de descontos previdenciários: o dos aposentados e pensionistas do setor público e o da iniciativa privada.
O funcionário público desconta um único percentual sobre o valor total dos seus vencimentos, qualquer que seja o seu provento. O mesmo não acontecendo com o trabalhador regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que contribui de acordo com faixas salariais obedecendo a uma escala crescente dos percentuais da dedução.
Mensalmente, o desconto do servidor é maior e o Estado não contribui com nenhuma quantia para a aposentadoria do trabalhador público. Já a iniciativa privada, tem uma contribuição extra, feita pelo empregador, destinada à Previdência.
Saliente-se que esse dinheiro descontado do vencimento do servidor, simplesmente é recolhido aos cofres do Tesouro Nacional. O dinheiro que é do servidor - já que é descontado do seu contracheque - é gasto pelo governo. A todo instante, ouve-se falar que os recursos da Previdência - tanto do servidor como do seletista - são desviados para outras finalidades que não previdenciária.
A ponte Rio-Niterói e a Transamazônica são apenas dois exemplos desse desvio. O empregador recolhe, mensalmente, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o seu empregado, um percentual sobre o valor integral do salário. Esse valor será recolhido até ele se aposentar, e será acrescido com os juros mensais estabelecidos por Lei. Portanto, o empregado da iniciativa privada dispõe do seu fundo de garantia para a aquisição da casa própria ao aposentar-se. O funcionário público não tem esse benefício.
A igualdade civil e social sugere uma aproximação daquilo que seria a igualdade econômica. A democracia é um dos componentes da interação social que transforma o estado de direito no interesse dos dominados, compensando a desigualdade social com os direitos morais. Assim sendo, o funcionário público, ao se aposentar, mantém o salário e os benefícios dos ativos, inclusive os aumentos anuais seguem esse critério.
Enquanto os da iniciativa privada, são aumentados conforme determina a Constituição, seguindo os aumentos do salário mínimo e do salário referência, baseados num índice estabelecido por lei complementar, que varia de acôrdo com a necessidade da União, mas que é aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República.
Assim, ao longo do tempo, as leis permitiram uma discrepância imensa entre os valores dos benefícios percebidos pelos aposentados da iniciativa privada e os dos funcionários públicos aposentados, permitindo observar que os parâmetros usados se tornaram injustos, embora ambos constitucionais.
Mas hoje é um dia de comemoração e festivo, para homenagear aqueles que sempre colaboraram para o desenvolvimento e progresso do Brasil.






Tirado dehttp://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/06-junho/17-dia-do-funcionario-publico-aposentado.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

23 de dezembro: Dia do Vizinho!

O dia 23, só possui essa data. Dia do Vizinho O dia é em celebração aos vizinhos. A palavra vizinho , vem do latim  vicinu , que significa "próximo, mora perto, vicinal, da aldeia". Hoje é dia de celebrar, aqueles que moram do nosso lado, os vizinhos existem desde tempos muito remoto da humanidade,já que ela sempre vive em comunidade. Eles podem causar muitos conflitos, fofocas, mexericos,etc. Existem pessoas que acham que vizinhos são incômodos na nossa vida, ás vezes pode até ser mesmo, mas mesmo assim eles tem um papel importante na nossa vida (assim como nós temos na deles, já que somos vizinhos deles) e na vida do bairro.   Como? Simples. Com os laços de amizade que fazemos com eles e vice-versa, podemos contar com eles em horas de urgência, pedir ajuda com algo que está faltando em nossa casa. Também são esses laços que ajudam no cotidiano, condição de moradia do bairro respectivo ao qual moram, que se unem para o bem do bairro, criando associ...