Pular para o conteúdo principal

03 de agosto: Dia do Tintureiro

253 - Dia do Tintureiro: Dia 03 de agosto é dia de Santa Lídia, padroeira dos Tintureiros. Por isso, neste dia é comemorado também o Dia do Tintureiro.
Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo.
Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura e da indústria de tinta.
A púrpura é uma matéria corante vermelho-escura usada antigamente para tingir tecidos.
Os corantes mais usados na antiguidade remota, a partir de 3.000 a.C., eram obtidos de plantas, árvores, moluscos e insetos.
O vermelho era obtido a partir de insetos sugadores cujo corpo contém um corante, o ácido carmínico, um derivado da antraquinona, e cujo habitat era uma espécie de carvalho (carvalho do quermes ou sanguinolento (cor) ou, também, de capins de certas regiões.
Depois de capturados os insetos eram secados e triturados.
O vermelho vivo, ou escarlate, obtido destes insetos era muito usado pelos judeus no seu culto religioso (Ex. XXVI,1).
Outra fonte de corante vermelho era a raiz de plantas do gênero Rubia, em particular a Rubia tinctorum ou Rubia cordifolia( munjeet) da Índia.
Há indícios de que no Vale do Indus,em 3.000 a.C., já se tingia algodão com este corante.
Os egípcios importavam alguns corantes vermelhos, entre eles o quermes, que vinha da Síria.
Outro corante vermelho já usado em 2.500 a.C. era a henna (em arábico: hinna) ou Lawsonia inermis, de cor vermelho-alaranjado, como tintura de cabelo e dos dedos e das unhas e muito comum atualmente.
Os corantes amarelos eram extraídos das folhas do girassol (Carthamus tinctorius), ou do açafrão (Crocus sativus), muito comum no Egito, Síria e Creta ou ainda da curcuma (Curcuma longa) encontrada na Mesopotâmia, Egito e Índia.
O pó das raízes da curcuma além de fornecer o corante era também usado como condimento (curry, na culinária inglesa atual).
Na Mesopotâmia usavam-se as cascas da pomagranata (Punica granatum) para extrair com água uma tintura amarela que também servia como tinta.
Os corantes azuis usados eram o "woad" (Isatis tinctoria) e o indigo (Indigofera tinctoria) cujo uso para tingir roupas data de 2.500 a.C., no Egito e, posteriormente (300 a.C.), na Mesopotâmia.
Corantes provenientes de moluscos eram muito valiosos e sua extração constituía um dinâmico comércio no Mediterrâneo, entre Tiros e Haifa.
Eram de cor púrpura e obtidos das glândulas dos moluscos Purpura e Murex.
Eram usados para o tingimento de com cor vermelha-violeta ou púrpura escuro comerciada pelos Sírios.
A mistura do azul com púrpura para a obtenção de nuances, muito valiosas nesta época, para tingir a lã, era um segredo comercial.
Os corantes pretos eram usados para tingir os cabelos e eram obtidos do carvalho.
A tinturaria teve grande importância desde 2.000 a.C. e a profissão de tintureiro era muito valorizada. Nesta época esta atividade estava ligada também aos templos onde as roupas sagradas usadas pelos sacerdotes eram tingidas.
Na Mesopotâmia e no norte da Síria, por volta de 1500 a.C., apareceram grandes centros laníferos que exportavam sua produção para outras regiões, por exemplo, para o Egito, onde os tintureiros introduziram uma grande variedade de panos coloridos (vermelhos,amarelos,azuis e verdes) também listrados.
Outras cores surgiram posteriormente.
A fixação de muitos corantes no tecido era feita por mordentes que podiam ser sais inorgânicos como o alúmen, sais de ferro ou cobre para a obtenção de preto intenso ou por produtos naturais, sob forma ácida, obtidos por fermentação de plantas.
O corante mais usado e que dispensa mordente era o índigo que era dissolvido em urina em grandes tachos. Este processo era muito usado no Egito.
As agruras da profissão de tintureiro ou "químico" , com seus odores e processos, era motivo de comentários desairosos por outros artesãs.
Os cheiros e odores resultantes desta atividade e as relacionadas à extração de corantes de moluscos, muito comum nas costas do Mediterrâneo, já representavam um problema de poluição local, dada à intensidade destas atividades.


http://intrometendo.com/wp-content/uploads/2010/08/dia-do-tintureiro.gif

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEF98I1_U8JEAnqsdE3AS9LbkCoXf0rJBtWfnSKAHvDIYhPGYCKsly5acIbxdeXmDcOAX4MwgksFqh2VQtLBj4vnDDXVExybN_qxHgzorYpI6NXdtQOaSWYi-eJaez52fJ-93qzgAQu8c/s1600/tinturaria.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW-NLcfcWOzRjJyP92p24cSUbMzWtKQqWKpPd4-AtX9NqUn3iqpxGL04Ev0cYKP898MRNkP3mlbzXYDWvnOAqyyxxgYgKvW4NTnb8ShF1WPFr0yYMLPmMpOpbe7qhyphenhyphenqmI1CBGz9z0gJDE/s1600/gotas-de-tinta-de-cor-material-vetor-graffiti_15-9635.jpg

http://www.portalangels.com/educacao/wp-content/uploads/2011/11/tinturas.jpg
Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-do-tintureiro.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

23 de dezembro: Dia do Vizinho!

O dia 23, só possui essa data. Dia do Vizinho O dia é em celebração aos vizinhos. A palavra vizinho , vem do latim  vicinu , que significa "próximo, mora perto, vicinal, da aldeia". Hoje é dia de celebrar, aqueles que moram do nosso lado, os vizinhos existem desde tempos muito remoto da humanidade,já que ela sempre vive em comunidade. Eles podem causar muitos conflitos, fofocas, mexericos,etc. Existem pessoas que acham que vizinhos são incômodos na nossa vida, ás vezes pode até ser mesmo, mas mesmo assim eles tem um papel importante na nossa vida (assim como nós temos na deles, já que somos vizinhos deles) e na vida do bairro.   Como? Simples. Com os laços de amizade que fazemos com eles e vice-versa, podemos contar com eles em horas de urgência, pedir ajuda com algo que está faltando em nossa casa. Também são esses laços que ajudam no cotidiano, condição de moradia do bairro respectivo ao qual moram, que se unem para o bem do bairro, criando associ...