Pular para o conteúdo principal

13 de agosto: Dia do Canhoto e Dia do Economista

262 - Dia do Canhoto: Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social.
Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de agosto.
O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro.
Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas.
A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito. Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras.
De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores.
A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas. Nada comprovado, diga-se de passagem.
http://2.bp.blogspot.com/-Xl6KlqNxKPY/TkXw2X-YBTI/AAAAAAAABXc/JXaK5b90Pq4/s1600/13+agosto+-+dia+dos+canhotos.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZxaeqmnhFORkdMso-dnUTurbNlD8GFeP2nOlt4B3d1uO0warGaL8OIY4neCpxb5PeUTFU8TdTAN2Tu4AtxWZIq_eCjjxIvF5PUY-GaPrG3awBwr87pO8AVXwkZadfW8jGNBSAeDHOmxA/s1600/dia-do-canhoto.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_ikxTBgQ2qWM/SKLzKfINOuI/AAAAAAAADYg/veYgIWSZX_U/s320/dia+do+canhoto.JPG

http://img1.recadosonline.com/623/002.jpg

http://img1.recadosonline.com/623/011.jpg  

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-mundial-do-canhoto.php






263 - Dia do Economista: Neste mês de agosto comemoramos mais um ano de existência da categoria profissional de Economista.
Já se vão anos de ensino, pesquisa e atuação da nossa categoria na sociedade brasileira na procura incansável, não por todos, de soluções para população brasileira de um país justo, igualitário para que todos tenham uma vida digna.
Nós economistas, de posse de todo um aparato científico procuramos soluções, ou melhor, viabilizar alternativas transformadoras para nós brasileiros. Muitas vezes, mal-entendidos, às vezes alguns com arrogância, se acham “donos” do saber e das soluções, embrenham-se pelos caminhos que os distanciam da sociedade e acabam nos braços dos detentores do poder político econômico – a classe dominante.
Temos em nossa ciência várias “escolas”, tendências de pensamento, que açambarcam os currículos das Faculdades encontrando guarida no meio acadêmico – lugar profícuo para a sua disseminação e aperfeiçoamento.
São muitos os pensadores que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da ciência econômica, seria exaustivo enumerá-los; mas, como referências principais destacaríamos: Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, sendo que Marx colocou a economia política desenvolvida principalmente por Ricardo, num patamar bem mais alto, refletindo um pensamento crítico e transformador, subvertendo assim, toda a ciência econômica. Outros vieram, mas não marcaram nem marcarão com tanta ênfase a ciência econômica como estes três “economistas”.
Somos detentores de um saber, ou melhor, pretendemos sê-lo, pois as visões de mundo que imperam na ciência econômica trazem consigo uma avalanche de pensamentos, diretrizes, modo de utilização dos “mecanismos” teóricos que aprendemos e desenvolvemos os quais são utilizados tanto no espaço acadêmico como na vida real.
Seria bom que neste mês de agosto todos nós economistas parássemos um pouco para refletir não só sobre a nossa profissão, mas o que estamos fazendo com os conhecimentos que ela nos proporciona.
Profissão de valor, todas as profissões tem o seu valor, tem a sua importância na sociedade, não resta dúvida a nossa é marcante, pois lida, através dos conhecimentos adquiridos, com problemas cruciais da sociedade em que decisões econômicas governamentais interferem profundamente na vida de todos os cidadãos e em todas as bases nas quais se assentam as estruturas econômicas de um Estado-Nação.
Portanto, os princípios que norteiam e devem nortear a atuação da nossa categoria profissional é a busca incansável por uma sociedade fundada em princípios igualitários, justos e permeada de um humanismo revolucionário e transformador do homem e das estruturas econômicas existentes. Procurar isto, na nossa profissão, já é um passo importante no sentido da construção de uma sociedade profundamente democrática apoiada em princípios éticos, humanizadores, na qual a referência principal é o bem-estar da população brasileira e, por que não, mundial.




http://www.portaldoeconomista.org.br/userfiles/image/Cart%C3%A3o_Dia_Economista.JPG

http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/dia-do-economista.jpg

http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/3_datas/08ago/dia_economista/dia_economista.jpg



http://www.passadori.com.br/blog/imagens/economista.jpg

http://i961.photobucket.com/albums/ae96/Passeiaqui7/Datas%20Comemorativas/154-Economista.gif

http://www.123achei.com.br/noticias/datas-comemorativas/imagens/facebook/Dia-do-Economista-13-08.jpg

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-do-economista.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 de novembro: Dia do Músico e Dia Internacional do Livro

416 - Dia do Músico : Hoje é dia de Santa Cecília , padroeira dos músicos , por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda. O músico pode trabalhar com música popular ou erudita , em atividades culturais e recreativas , em pesquisa e desenvolvimento , na edição , impressão e reprodução de gravações . A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais. A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma , no século III , e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano , nas catacumbas da via Ápia . Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano . Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus

21 de novembro: Dia da Homeopatia, Dia Mundial da Televisão e Dia das Saudações

413 - Dia da Homeopatia : O dia 21 de novembro é a data na qual se comemora o Dia da Homeopatia , foi oficialmente instituído em homenagem à chegada em terras brasileiras do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858) , a bordo do navio Eole , junto com 100 famílias provenientes da França . Nascido em uma família rica de Lyon , prematuro de 7 meses , com graves problemas de saúde, formou-se médico em Montpellier , reduto da medicina vitalista. No ano de 1833 é salvo pela homeopatia, de um quadro de Tuberculose, pelo Conde Dr. Sebástien des Guidi , discípulo de Hahnemann e que introduziu na França a homeopatia. Torna-se pupilo de Hahnemann em Paris e começa a divulgar a homeopatia na Europa , principalmente na Itália e França . Na França ingressa no movimento que segue a doutrina social de Charles Fourier com ideais socialistas, vê nessa associação a possibilidade de discutir e divulgar suas ideias por meio das pub

23 de novembro: Dia do Engenheiro Eletricista

418 - Dia do Engenheiro Eletricista : Comemora-se no Brasil em 23 de novembro o Dia do Engenheiro Eletricista , data em que, no ano de 1913 , foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá . Decretado pela Lei Nº 12.074, de 29 de Outubro de 2009. Com base no projeto de Lei N° 2.545 de 2003 do deputado José Roberto Arruda (PFL/DF) . Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Engenheiro_Eletricista