Pular para o conteúdo principal

13 de agosto: Dia do Canhoto e Dia do Economista

262 - Dia do Canhoto: Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social.
Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de agosto.
O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro.
Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas.
A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito. Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras.
De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores.
A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas. Nada comprovado, diga-se de passagem.
http://2.bp.blogspot.com/-Xl6KlqNxKPY/TkXw2X-YBTI/AAAAAAAABXc/JXaK5b90Pq4/s1600/13+agosto+-+dia+dos+canhotos.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZxaeqmnhFORkdMso-dnUTurbNlD8GFeP2nOlt4B3d1uO0warGaL8OIY4neCpxb5PeUTFU8TdTAN2Tu4AtxWZIq_eCjjxIvF5PUY-GaPrG3awBwr87pO8AVXwkZadfW8jGNBSAeDHOmxA/s1600/dia-do-canhoto.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_ikxTBgQ2qWM/SKLzKfINOuI/AAAAAAAADYg/veYgIWSZX_U/s320/dia+do+canhoto.JPG

http://img1.recadosonline.com/623/002.jpg

http://img1.recadosonline.com/623/011.jpg  

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-mundial-do-canhoto.php






263 - Dia do Economista: Neste mês de agosto comemoramos mais um ano de existência da categoria profissional de Economista.
Já se vão anos de ensino, pesquisa e atuação da nossa categoria na sociedade brasileira na procura incansável, não por todos, de soluções para população brasileira de um país justo, igualitário para que todos tenham uma vida digna.
Nós economistas, de posse de todo um aparato científico procuramos soluções, ou melhor, viabilizar alternativas transformadoras para nós brasileiros. Muitas vezes, mal-entendidos, às vezes alguns com arrogância, se acham “donos” do saber e das soluções, embrenham-se pelos caminhos que os distanciam da sociedade e acabam nos braços dos detentores do poder político econômico – a classe dominante.
Temos em nossa ciência várias “escolas”, tendências de pensamento, que açambarcam os currículos das Faculdades encontrando guarida no meio acadêmico – lugar profícuo para a sua disseminação e aperfeiçoamento.
São muitos os pensadores que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da ciência econômica, seria exaustivo enumerá-los; mas, como referências principais destacaríamos: Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, sendo que Marx colocou a economia política desenvolvida principalmente por Ricardo, num patamar bem mais alto, refletindo um pensamento crítico e transformador, subvertendo assim, toda a ciência econômica. Outros vieram, mas não marcaram nem marcarão com tanta ênfase a ciência econômica como estes três “economistas”.
Somos detentores de um saber, ou melhor, pretendemos sê-lo, pois as visões de mundo que imperam na ciência econômica trazem consigo uma avalanche de pensamentos, diretrizes, modo de utilização dos “mecanismos” teóricos que aprendemos e desenvolvemos os quais são utilizados tanto no espaço acadêmico como na vida real.
Seria bom que neste mês de agosto todos nós economistas parássemos um pouco para refletir não só sobre a nossa profissão, mas o que estamos fazendo com os conhecimentos que ela nos proporciona.
Profissão de valor, todas as profissões tem o seu valor, tem a sua importância na sociedade, não resta dúvida a nossa é marcante, pois lida, através dos conhecimentos adquiridos, com problemas cruciais da sociedade em que decisões econômicas governamentais interferem profundamente na vida de todos os cidadãos e em todas as bases nas quais se assentam as estruturas econômicas de um Estado-Nação.
Portanto, os princípios que norteiam e devem nortear a atuação da nossa categoria profissional é a busca incansável por uma sociedade fundada em princípios igualitários, justos e permeada de um humanismo revolucionário e transformador do homem e das estruturas econômicas existentes. Procurar isto, na nossa profissão, já é um passo importante no sentido da construção de uma sociedade profundamente democrática apoiada em princípios éticos, humanizadores, na qual a referência principal é o bem-estar da população brasileira e, por que não, mundial.




http://www.portaldoeconomista.org.br/userfiles/image/Cart%C3%A3o_Dia_Economista.JPG

http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/dia-do-economista.jpg

http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/3_datas/08ago/dia_economista/dia_economista.jpg



http://www.passadori.com.br/blog/imagens/economista.jpg

http://i961.photobucket.com/albums/ae96/Passeiaqui7/Datas%20Comemorativas/154-Economista.gif

http://www.123achei.com.br/noticias/datas-comemorativas/imagens/facebook/Dia-do-Economista-13-08.jpg

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-do-economista.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

28 de abril: Dia da Educação e Dia da Sogra

125 - Dia da Educação :  Que a   educação   deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo , de evasão escolar e de repetência vêm caindo , a situação ainda não é das melhores. Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho. E quando adulto , quanto maior o nível de escolaridade dos pais , maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na  educação , mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes. O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura: Educação Básica:   educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio; E...

03 de junho: Dia Mundial do Administrador de Pessoal e Pentecostes

183 - Dia Mundial do Administrador de Pessoal :  A realidade do   Administrador de Pessoal ,   ou de Recursos Humanos , tem mudado bastante. Hoje sua tarefa não está mais fundamentada na tradicional departamentalização funcional e sim, no trabalho em equipe.  Ou seja, sua atuação não consiste mais em fragmentar o trabalho, mas em unir as pessoas em equipes de produção .   O   Administrador de Pessoal   deve ter em vista a administração conjunta das pessoas como sujeitos ativos, com poder de decisão, e não mais como sujeitos passivos à realidade decisória da empresa.   Seu papel é desenvolver equipes autônomas e auto-gerenciadas , incentivar e estimular as pessoas de modo a promover sua satisfação no trabalho.   A atuação do   Administrador de Pessoal , no sentido de respeitar a individualidade de cada pessoa e, ao mesmo tempo, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, é de fundamental importância para a ...

21 de abril: Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil

111 - Dia da Latinidade : Latinidade  entendemos o conjunto dos   povos latinos   e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de  Roma , os povos que habitavam a região da  Itália  eram chamados "itálicos" , de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de  Tróia  e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos ( latinos ,  faliscos ,  prenestinos ,  úmbrios ,  oscos  etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de  Roma , na Itália central. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma  raça latina . É notório , porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o  Oeste , o  Leste  e o  Sul  da  Europa , espalhando-se também pelas Américas  Central  e...