30 DE JUNHO217 - Dia Nacional do Bumba - Meu - Boi: O Governo Federal instituiu o dia 30 de junho como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi por meio da Lei nº 12.103 de 1º de dezembro de 2009, publicada no dia 02 de dezembro de 2009, no Diário Oficial da União. A Lei foi criada tendo como base o Projeto de Lei nº 133/2009 da Câmara Legislativa, de autoria do deputado federal Carlos Brandão (PSDB/MA).
O projeto recebeu parecer favorável do Ministério da cultura, que considera a festa do Bumba Meu Boi uma importante manifestação da cultura popular, uma das mais difundidas variações dos vários folguedos de boi existentes no país. O parecer técnico destaca os inúmeros grupos culturais, e a enorme diversidade de estilos, sotaques, sons e ritmos que constituem essa manifestação.
O Ministério da cultura destaca ainda que a instituição de uma data comemorativa dessa relevante manifestação cultural certamente contribuirá para o reconhecimento e fortalecimento das culturas populares e da diversidade cultural brasileira, em congruência com as diretrizes da política cultural e com a Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão se encontra, atualmente, em processo de registro como patrimônio cultural imaterial brasileiro.



Tirado de: http://portalcapoeira.com/Cultura/dia-nacional-do-bumba-meu-boi
02 DE JULHO218 - Indepêndência da Bahia: A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil.
Aderira Salvador à Revolução liberal do Porto, de 1820 e, com a convocação das Cortes Gerais em Lisboa, em janeiro do ano seguinte, envia deputados como Miguel Calmon du Pin e Almeida na defesa dos interesses locais. Divide-se a cidade em vários partidos, o liberal unindo mesmo portugueses e brasileiros, interessados em manter a condição conquistada com a vinda da Corte para o país de Reino Unido, e os lusitanos interessados na volta ao status quo ante.
Dividem-se os interesses, acirram-se os ânimos: de um lado, portugueses interessados em manter a província como colônia, do outro brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se unem, finalmente, no interesse comum de uma luta que já se fazia ao longo de quase um ano, e que somente se faz unificada com a própria Independência do Brasil a partir de 14 de junho de 1823, quando é feita na Câmara da vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação que pregava a unidade nacional, e reconhecia a autoridade de D. Pedro I.
Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado "mais que o primeiro".
![]() |
| Monumento à Independência Bahia,situado no Campo Grande |
![]() |
| Joana Angélica |
![]() |
| Antônio Parreiras:O Primeiro Passo para a Independência da Bahia |
![]() |
| Carta da Bahia de Todos os Santos |
219 - Dia do Hospital: O dia do hospital é comemorado em 02 de julho, data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, um dos maiores hospitais do Brasil, no ano de 1945, pelo governo do presidente Getúlio Vargas.
O primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, no dia primeiro de janeiro de 1545. Como este dia é conhecido por ser o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos. A cidade de Santos, em São Paulo, recebeu esse nome por causa do hospital.
Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C. Mas somente entre os séculos XVIII e XIX que passaram a ser de responsabilidade do governo.
O Hospital das Clínicas, da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, é a maior unidade hospitalar do Brasil, tendo sido fundado em 19 de abril de 1944. Mas a unidade mais bem equipada do país é da rede privada, o Hospital Israelita Albert Einstein, também em São Paulo, tendo sido preparado para receber pacientes vítimas de acidentes nucleares ou de guerras químicas em pronto-socorro.




Tirado de: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-hospital.htm
220 - Dia do Bombeiro Brasileiro: DECRETO FEDERAL Nº 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954
Institui o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndio".
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,
CONSIDERANDO que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País;
CONSIDERANDO que o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura;
CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;
CONSIDERANDO a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas,DECRETA:
Art. 1º - Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o "Dia do Bombeiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios".
Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.
Getúlio Vargas
Tancredo de Almeida Neves
221 - Dia Internacional do Cooperativismo: A prática cooperativistaexiste há mais de 2000 anos, mas o cooperativismo organizado como uma doutrina econômica surgiu na Inglaterra,em 1844.
Nesse ano, foi fundada a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, por um grupo de tecelões de Manchester, que buscavam uma alternativa econômica para atuarem no mercado, competindo com o capitalismo selvagem que gerava um crescente desemprego desde a Revolução Industrial.
Sua principal finalidade era a pessoa, não o lucro, motivo pelo qual a criação dessa pequena cooperativa mudou os padrões econômicos da época, dando origem ao movimento cooperativista, definido como nova forma de entender o cidadão, o trabalho e o desenvolvimento social.
Visto que, num sistema cooperativista, os ganhos econômicos e financeiros são utilizados em prol do bem comum dos cooperados, a própria entidade se fortalece. A distribuição de renda numa cooperativa é justa, baseada em sólidos princípios democráticos, fato que estimula não só o espírito de solidariedade, como também a autogestão e a auto-educação, indispensáveis ao indivíduo, além de eliminar a competição gananciosa, como a que existe entre trabalhadores de empresas comuns.
O princípio do cooperativismo - "um homem, um voto" - traduz a essência do sistema: cada pessoa vale pelo que é e não pelo que tem. Baseado nisso, cada cooperado tem direito a um voto na sociedade, independentemente do número de cotas que possui na cooperativa, pois as decisões devem representar a vontade da maioria.
Perante a cooperativa, todos são iguais; é inaceitável qualquer tipo de discriminação política, social, religiosa ou racial. Embora a cooperativa não vise lucro, tem receitas e despesas, como toda organização econômica, podendo ter perdas ou lucros. As perdas são cobertas mediante um rateio efetuado entre os cooperados; os lucros são distribuídos igualmente entre todos.
Como o cooperativismo é uma proposta social complexa, cada cooperativa deve colaborar com outras, para solucionar problemas comuns.
As cooperativas são, na verdade, uma forma civil, isto é, não-trabalhista, conforme define a lei nº. 5.764, de 16/12/1971, e a própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): independentemente do ramo de atividade da cooperativa, não se estabelece o vínculo empregatício entre o cooperado e a cooperativa, nem entre o cooperado e o tomador de serviços daquela.
A Constituição de 1988, no parágrafo 2º. Do artigo 174, afirma que o governo estimulará e apoiará a criação e o desenvolvimento de cooperativas e de outras formas de associativismo, embora independam de autorização, pois é vedada a interferência estatal em seu funcionamento, de acordo com o artigo 5º., inciso XVIII, da Constituição.
Neste terceiro milênio, o trabalho em cooperativa pode ser uma resposta a dois grandes problemas do mundo globalizado: o desemprego e a má distribuição de renda. Mas a cooperativa não deve ser vista como uma solução mágica, e sim como um caminho mais justo e digno. O Dia Internacional do Cooperativismo é festejado no primeiro sábado de julho de cada ano, desde 1923, numa confraternização de todos os países ligados à Aliança Internacional de Cooperativismo (ACI).

Tirado de: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=2&Mes=7&DataComID=544
222 - Dia do Operador de Telemarketing: A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana.
Estão incluídos nessa comemoração os agentes de atendimento, que atuam no setor de relacionamento com clientes e consumidores. Nesse segmento que vai além dos SACs,os trabalhadores (as) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, para captar, reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento (Call centers, Contact Centers, Help Desks, Central de Telemarketing e outras denominações similares). Em 2009 a categoria soma 850 mil trabalhadores (as) em todo o Brasil.
De acordo com a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) e a E-Consulting, que realizaram uma pesquisa sobre o mercado de relacionamento com o cliente, o setor é hoje o que mais contrata, sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma delas ocupada por agentes de atendimento. A cada ano, 35% desse total correspondem às novas vagas que surgem nas centrais de atendimento.
Outro dado apontado pelo estudo é quanto à escolaridade desses profissionais: 84% possuem 2º grau completo e 16% superior completo ou incompleto. Em média, as equipes de atendentes e/ou operadores têm idade em torno de 23 e 25 anos, variando ainda de 18 a 29 anos, com a predominância de mulheres.
A justificativa para isso seria o horário flexível, a paciência para ouvir com maior atenção os variados casos, e por último, a prontidão em resolvê-los satisfatoriamente num curto espaço de tempo.
Os setores Financeiros e de Telecomunicações, são os que mais contratam os serviços de atendimento no Brasil, com 56% da demanda. Em seguida, estão Varejo, Serviços e Comércio, com 11%; Governo, com 9%; e os demais segmentos com 34%.
O 04 de julho é a data oficial para o trabalhador(a) comemorar o Dia do Operador em Telemarketing, mas também é uma data de reflexão já que temos muito a conquistar : como a derrubada da lei Discriminatória do Governo Serra “ Não Pertube”,a Regulamentação do Telemarketing como Profissão e melhores condições nos locais de trabalho.
Você, trabalhador (a), que valoriza sua profissão, não pode deixar de contribuir com mais essa luta. Contamos com sua mobilização e participação para garantir melhores condições de trabalho, valorização e crescimento da nossa profissão. Parabéns pelo seu dia!

Tirado de: http://www.sintratel.org.br/site/index.php/component/content/8.html?task=view




Comentários
Postar um comentário
Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.