Pular para o conteúdo principal

14 de setembro: Dia da Cruz e Dia do Frevo

306 - Dia da Cruz: A cruz é um dos maiores símbolos da Igreja Católica, pois é a memória permanente do sacrifício de Cristo no calvário e da salvação que ele alcançou.
Os católicos também fazem o sinal da cruz para evocar o Pai (Deus), o Filho (Jesus) e o Espírito Santo para iniciar uma oração, quando se encontram diante de um altar, em um velório, em frente a um cemitério, em momentos difíceis ou em um lugar sagrado. É o sinal da identidade dos católicos.
O uso da cruz, com ou sem o corpo de Jesus, é uma declaração de fé e ao mesmo tempo uma forma de oração sem palavras. A Igreja não recomenda que a cruz seja usada apenas como adorno, mas sim como uma forma de representar o amor ao próximo e a Deus.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu__hsee14KlUAxBfmuRDQM088JjUz_tPSxjjQ70bIwUNhSG6GByjtv04aqcqyRo-4sViSCBQi-enVIgDn8VsDuz0-nP5zybBULzGmRev3yNadh0zaywwUUxaNVoXkDj8VNRAS1oOmvsI/s1600/cruz_michelangelo.jpg




http://seminariosaopiox.files.wordpress.com/2011/09/1.png

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6plbgZ2ygoshav5XIwmDiC2ZnYQYcTtogQrLOqKE_2a3fVfX8hKdv5JHIu-0wJoYltY1lQVPlsl2QPwzQpEXOJJ6-URCwM94WEeFcVo882pp7NvYKuZw_tqPbbAtkrHwsXGFKcXsYqMc/s400/sem155_45.jpg

http://carloslopesshalom.files.wordpress.com/2011/09/pontecastelc2b4angelo_thumb.jpg%3Fw%3D633%26h%3D480


Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-cruz.php






307 - Dia do Frevo: O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.
Surgido na cidade do Flores no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.

http://www.123achei.com.br/noticias/datas-comemorativas/imagens/facebook/Dia-do-Frevo-14-09.jpg

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/wp-content/uploads/2011/02/dia-do-frevo-09022011-passarinho.jpg

Dia do Frevo

Dia do Frevo


Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26 de março: Aniversário de Poá - Minha cidade

Eu não costumo falar da minha vida aqui no blog, mas como amanhã é aniversário da minha cidade, eu vou fazer um post sobre Poá . Como não é uma cidade conhecida, eu resolvi fazer uma homenagem a ela( apesar de eu não gostar muito do meu bairro, eu gosto do centro da cidade, que é maravilhoso), infelizmente eu não vou fazer o post com minhas palavras por não conhecer a história da cidade( já que eu sou de 1998), então eu vou apenas selecionar as partes mais interessantes no site Wikipédia. Isso é uma justificativa para vocês entenderem o fato de eu postar sobre o aniversário de uma cidade que a maioria de vocês não devem ter nem ouvido falar.                                           Aniversário de Poá   Poá  é um  município   brasileiro  do  estado  de  São Paulo . A população em  2010  segundo o  Censo demográfico  é 106.03...

28 de abril: Dia da Educação e Dia da Sogra

125 - Dia da Educação :  Que a   educação   deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo , de evasão escolar e de repetência vêm caindo , a situação ainda não é das melhores. Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho. E quando adulto , quanto maior o nível de escolaridade dos pais , maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na  educação , mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes. O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura: Educação Básica:   educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio; E...

21 de abril: Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil

111 - Dia da Latinidade : Latinidade  entendemos o conjunto dos   povos latinos   e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de  Roma , os povos que habitavam a região da  Itália  eram chamados "itálicos" , de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de  Tróia  e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos ( latinos ,  faliscos ,  prenestinos ,  úmbrios ,  oscos  etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de  Roma , na Itália central. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma  raça latina . É notório , porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o  Oeste , o  Leste  e o  Sul  da  Europa , espalhando-se também pelas Américas  Central  e...