Pular para o conteúdo principal

14 de setembro: Dia da Cruz e Dia do Frevo

306 - Dia da Cruz: A cruz é um dos maiores símbolos da Igreja Católica, pois é a memória permanente do sacrifício de Cristo no calvário e da salvação que ele alcançou.
Os católicos também fazem o sinal da cruz para evocar o Pai (Deus), o Filho (Jesus) e o Espírito Santo para iniciar uma oração, quando se encontram diante de um altar, em um velório, em frente a um cemitério, em momentos difíceis ou em um lugar sagrado. É o sinal da identidade dos católicos.
O uso da cruz, com ou sem o corpo de Jesus, é uma declaração de fé e ao mesmo tempo uma forma de oração sem palavras. A Igreja não recomenda que a cruz seja usada apenas como adorno, mas sim como uma forma de representar o amor ao próximo e a Deus.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu__hsee14KlUAxBfmuRDQM088JjUz_tPSxjjQ70bIwUNhSG6GByjtv04aqcqyRo-4sViSCBQi-enVIgDn8VsDuz0-nP5zybBULzGmRev3yNadh0zaywwUUxaNVoXkDj8VNRAS1oOmvsI/s1600/cruz_michelangelo.jpg




http://seminariosaopiox.files.wordpress.com/2011/09/1.png

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6plbgZ2ygoshav5XIwmDiC2ZnYQYcTtogQrLOqKE_2a3fVfX8hKdv5JHIu-0wJoYltY1lQVPlsl2QPwzQpEXOJJ6-URCwM94WEeFcVo882pp7NvYKuZw_tqPbbAtkrHwsXGFKcXsYqMc/s400/sem155_45.jpg

http://carloslopesshalom.files.wordpress.com/2011/09/pontecastelc2b4angelo_thumb.jpg%3Fw%3D633%26h%3D480


Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-cruz.php






307 - Dia do Frevo: O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.
Surgido na cidade do Flores no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.

http://www.123achei.com.br/noticias/datas-comemorativas/imagens/facebook/Dia-do-Frevo-14-09.jpg

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/wp-content/uploads/2011/02/dia-do-frevo-09022011-passarinho.jpg

Dia do Frevo

Dia do Frevo


Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho de viagem!

Outro post que eu copiei do meu Facebook.          "Um sonho de viagem para muitos brasileiros".

Frases de apoio!

As vezes nós precisamos de uma forma de encorajar-nos a fazer uma coisa ou decidir fazer uma coisa e frases/provérbios podem nos ajudar numa hora dessas.Frases assim podem nos inspirar, saber da opinião das pessoas ou simplesmente lemos pra ler algo bom. Abaixo vou escrever algumas frases para apoiar, inspirar, etc.  "O Senhor virá a Terra, para salvar a humanidade". "Então; prósperas, se cuidares em cumprir os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou". "Aquietais-vos e sabeis que eu sou Deus".           "Para Deus nada é impossível".           "Em tudo Deus sabe o que faz".           "O Senhor será também um alto refúgio em tempos de angustias".           "Assim que se alguém está em, Cristo, nova criatura é".           "As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo'.           "Vinde a ...

04 de agosto: Dia do Padre

254 - Dia do Padre : O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto , em homenagem a São João Maria Vianney , santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars . No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade , tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores , São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fieis. No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos . São João Maria Vianney morreu aos 73 anos , em 4 de agosto de 1859 . Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI , a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.   Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/a...