20 de setembro: Dia do Fúncionário Municipal, Dia do Gaúcho, Dia da Revolução Farroupilha e Dia do Engenheiro Químico
314 - Dia do Fúncionário Municipal: A administração
municipal é uma herança da Legislação Romana, adotada em Portugal, no
século XIV, e trazida ao Brasil no início da colonização. O
município é o que chamamos de cidade. Cada município possui as próprias
características como extensão e número de habitantes. Esses fatores,
somados a muitos outros, variam de município para município.
Ele é administrado pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos pela população, com mandato de quatro anos. Nesse período, esses governantes terão como responsabilidades principais a organização a administração e a arrecadação dos impostos do município. O governo da cidade precisa estar atento às necessidades da população e estabelecer objetivos para melhorar o município.
A equipe que comanda um município decide em conjunto, mas suas funções são diferentes. O prefeito representa o Poder Executivo, isto é, tem a função de colocar as ações em prática. Para isso, ele escolhe pessoas de sua confiança para tomar conta das diversas Secretarias.
Os vereadores formam o Poder Legislativo do município e têm uma responsabilidade enorme: além de fazer leis, esses políticos aprovam ou não as decisões do prefeito e discutem assuntos de interesse dos cidadãos. Eles também devem representar a vontade de seus eleitores.
Os municípios brasileiros estão divididos em partes menores chamadas bairros ou distritos. Para cuidar dos problemas dos bairros e de seus moradores, foram criadas as Administrações Regionais. Desde 1965, elas permitem que as necessidades da população, relacionadas com esgotos, limpeza e pavimentação de ruas, por exemplo, sejam resolvidas sem serem levadas ao prefeito.
Para administrar e legislar o município, são necessários muitos funcionários: contador, secretário, tesoureiro, advogado, professores, fiscais, motorista, guardas, faxineiros, lixeiros, garis, escriturários etc. Todos esses trabalhadores recebem seus salários da prefeitura, e executam suas tarefas de acordo com as ordens de seus superiores. Eles são os funcionários públicos municipais.
Desde a promulgação da Constituição do Brasil de 1988, os funcionários públicos municipais só poderão exercer a função após aprovação em concurso público. Com isso, não é mais possível encontrar funcionários nomeados, ou apadrinhados, por indicação de pessoas influentes ou de políticos.
Os concursos públicos são aprovados quando há real necessidade de mais funcionários para atender a população, nas diversas regionais, ou se uma nova Secretaria é criada. Entretanto, esse processo todo deverá ser aprovado pelos vereadores e pelo prefeito. Os funcionários públicos municipais são concursados e aprovados por sua capacidade de exercer o cargo, avaliados no decorrer do exercício da função.
Eles devem receber o treinamento adequado para atender a população e, quando necessário, podem e são dispensados, como qualquer trabalhador da empresa privada. As despesas com administração do município, assim como o pagamento de todos os salários e benefícios dos funcionários municipais, são pagas pela população, através do dinheiro arrecadado com os impostos da cidade.

~

Tirado de: http://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/09-setembro/20-dia-do-funcionario-publico-municipal.html
315 - Dia do Gaúcho: O dia 20 de Setembro é considerado dia do gaúcho. Isso pelo fato de que em 20 de Setembro de 1835 foi o início da Revolução Farroupilha que teve a duração de 10 anos e no dia 28 de Fevereiro de 1845 com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, quando o grande chefe farroupilha Davi Canabarro afirmou: “Acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.
Tirado de: http://www.brasilcultura.com.br/sociologia/dia-do-gaucho-20-de-setembro/
316 - Dia da Revolução Farroupilha: Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845.
A revolução, de caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. Teve como líderes: general Bento Gonçalves, general Neto, coronel Onofre Pires, coronel Lucas de Oliveira, deputado Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, general Davi Canabarro, coronel Corte Real, coronel Teixeira Nunes, coronel Domingos de Almeida, major Vicente Ferrer de Almeida,coronel Domingos Crescêncio de Carvalho, general José Mariano de Mattos, general Gomes Jardim, além de receber inspiração ideológica de italianos da Carbonária refugiados, como o cientista e tenente Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além do capitão Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.
![]() |
| Guilherme Litran, Carga de cavalaria Farroupilha, acervo do Museu Júlio de Castilhos |
![]() |
| Trecho do quadro A batalha dos Farrapos, de Wasth Rodrigues. |
![]() |
| Lenço Farroupilha. Acervo do Museu Júlio de Castilhos |
![]() |
| Cena de Batalha no Sul do Brasil, por Oscar Pereira da Silva. |
![]() |
| Garibaldi liderando a expedição à Laguna (Lucílio de Albuquerque). |
![]() |
| Garibaldi |
![]() |
| Um dos canhões usados pelos Farroupilhas. Permaneceu até 1926 no fundo do riacho Santa Isabel, em Camaquã, quando foi recuperado junto com outros e passou ao acervo do Museu Júlio de Castilhos |
Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos
317 - Dia do Engenheiro Químico: O engenheiro químico é o profissional que elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Ou seja, é ele quem participa de todas as etapas do processo de produção e transformação físico-química de substâncias em escala industrial. Matérias primas naturais, sejam orgânicas ou inorgânicas são convertidos em cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina e tantos outros produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Muitas vezes os produtos da engenharia química são matérias primas de outras indústrias de transformação, como a automobilística, moveleira, têxtil, etc. Este profissional tem na matemática, na física e na química a base para sua formação.
Tirado de: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/engenheiro-qu%C3%ADmico







Comentários
Postar um comentário
Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.