Pular para o conteúdo principal

21 de setembro: Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro e Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência

318 - Dia da Árvore: No hemisfério sul, o dia 23 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.
Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal"
Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.
http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/1_estaticos/dia_arvore/dia_arvore.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0oqU-tVk5eeey_ZD3gOZhMEsIqK9_E678UNwflb_1DI_X8Qm1ZjhNrwW-FIkElobz2_pnnZDg8WO0V7Xvg-A7Kl_mUSbalT7s86FFrhbgXwjirZs3HUTrUThIK_VMg3LvUDCtYsR7S7Y/s1600/dia_da_arvore.jpg



http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/dia-da-arvore.jpg

http://yuridesigner.files.wordpress.com/2009/09/dia-da-arvore.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjmQ4wTCqevyU776XcuGqKOdI7M30IoNcFkswSsTbQk6-x3xsejDCKBD64rhHxAF6J12fndhT24mxEmQxEBqjdPo31aEMTSuldOJNngr9DKfiCXz1_iUdt5SZV4iWvbiEkFffg24S-oXRj/s1600/dia+da+%C3%A1rvore+FINAL.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9v-hGW6FFQ8jWBpc_1UQ9gG8hX5p4ZlUn0NtSRzosaPgSwPf1BDlt1bg4x0Mh0AX8cW8TJk3-PYJqugpHJJaSJt-W5vNjcpvvNxuMylzhfkx3oJ-XsmuKMp_mRmMjYqE39hfUFrIrtjY/s400/diadaarvore.png
 

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_%C3%81rvore



319 - Dia do Fazendeiro: Na Roma antiga, os grandes domínios privados de terras, os latifúndios, pertenciam somente à aristocracia. Esses nobres eram chamados de latifundiários. Hoje, essa denominação é dada ao dono da grande propriedade rural, onde a quase a totalidade das terras não são cultivadas e é explorada com técnicas de baixa produtividade.
Através dos séculos passamos para o conceito de fazenda, que é uma grande propriedade rural, de lavoura ou de criação de gado, com alta produtividade. Assim temos a definição de fazendeiro à pessoa que possui ou cultiva fazendas. No Brasil colônia as fazendas eram muito grandes.
Os "senhores", que eram chamados os fazendeiros, e suas famílias viviam na casa-grande ou sede. Em geral, eram muito ricos e ocupavam cargos públicos, como juízes de paz, oficiais da Guarda Nacional, deputados, governadores municipais e provinciais.
A ânsia pelas riquezas fazia com que os casamentos fossem cada vez mais frequentes entre essas famílias. De modo que as propriedades não eram divididas. Outro desejo comum era obter um título de nobreza. Para alcançar esse objetivo, eles prestavam serviço ou trocavam favores como o Imperador, ou compravam o título.
A maioria dos grandes fazendeiros tornava-se barão. Os barões do café, do cacau e outros, valorizavam hábitos e comportamentos que consideravam adequados à nobreza. Eram hospitaleiros com os conhecidos, protegiam os afilhados, financiavam obras culturais e beneficentes, viajavam muito e mandavam os filhos à Europa para estudar.
Tudo mudou para os fazendeiros brasileiros com a abolição dos escravos e a chegada dos imigrantes. Aos poucos foram empobrecendo e a nobreza estava apenas no título comprado. A maioria adaptou-se aos novos tempos, que a república exigia, e novas gerações de fazendeiros surgiram.
Os fazendeiros, nos últimos anos do século XIX, tornaram-se empresários modernos. Donos de fazendas mecanizadas, utilizam equipamentos aperfeiçoados, como ventiladores, despolpadores e separadores de grãos. Com isso, geram muitos empregos, pelas várias tarefas especializadas que aumentam a divisão do trabalho e a produtividade.
Hoje, os fazendeiros ocupam um lugar de destaque, em qualquer país do mundo, onde a agricultura faz parte do primeiro setor da economia, como gerador de recursos para as nações. Tornaram-se importantes geradores de divisas nacionais, pois fornecerem alimentos para o mercado interno e também exportam muito. Além disso, colaboram para o avanço das pesquisas tecnológicas.
Quando surge uma nova doença na pecuária, ou uma praga desconhecida é detectada na agricultura, os pesquisadores das grandes indústrias químicas e os órgãos do governo entram em ação, fazendo novas descobertas. Enquanto isso, a indústria tecnológica de maquinários para o manejo da terra, se mantém em constante modernização para que haja maior colheita. Esses processos geram empregos, criam indústrias e avançam o conhecimento científico.
Os fazendeiros nesse terceiro milênio são os guardiões das reservas ecológicas do planeta, e os fornecedores de alimentos de toda a população do planeta. Mas estão conscientes que só as fazendas auto-sustentadas é que deverão existir.
http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/1_estaticos/dia_do_fazendeiro/dia_do_fazendeiro.jpg

Tirado de: http://ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=1574




320 - Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência: Dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, que foi originado de um encontro de entidades nacionais.
Foi escolhido o mês de setembro por conta da primavera e pelo dia da árvore, a fim de representar o nascimento de reinvindicações quanto a cidadania e participação plena na sociedade.
Todos os anos essa data é lembrada, em todos os estados da nação, e serve como reflexão a fim de divulgar as constantes lutas por inclusão social.
http://crechetiobeto.files.wordpress.com/2010/09/dia-da-luta-nacional-das-pessoas-comdeficiencia.jpg



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVSB4t16t3u8w6OPmmAekNGrD0wlLTRELeKWC0h_OCdEuFq4YPBtWsaLPem3ZVre7o0vX9AQ-zeCv1G6H0porAym0XQQVHMVQlGnZVl_GprSRj2hDPPAEDTYtYkiMwp2gKIprVhbIjzkM/s1600/DEFICI%25C3%258ANCIA.jpg

http://agreguevalor.files.wordpress.com/2011/09/apresentac3a7c3a3o-dia-nacional-da-luta-das-pessoas-com-deficiencia.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-gzrIIcLghco/TmodsO7zxmI/AAAAAAAAAWI/CNsI9UGLRTU/s1600/21+de+set+-+Dia+da+Luta+Nacional+das+Pessoas+com+Defici%25C3%25AAncias+-+AVIP+Eventos.jpg

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-nacional-de-luta-dos-portadores.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

23 de dezembro: Dia do Vizinho!

O dia 23, só possui essa data. Dia do Vizinho O dia é em celebração aos vizinhos. A palavra vizinho , vem do latim  vicinu , que significa "próximo, mora perto, vicinal, da aldeia". Hoje é dia de celebrar, aqueles que moram do nosso lado, os vizinhos existem desde tempos muito remoto da humanidade,já que ela sempre vive em comunidade. Eles podem causar muitos conflitos, fofocas, mexericos,etc. Existem pessoas que acham que vizinhos são incômodos na nossa vida, ás vezes pode até ser mesmo, mas mesmo assim eles tem um papel importante na nossa vida (assim como nós temos na deles, já que somos vizinhos deles) e na vida do bairro.   Como? Simples. Com os laços de amizade que fazemos com eles e vice-versa, podemos contar com eles em horas de urgência, pedir ajuda com algo que está faltando em nossa casa. Também são esses laços que ajudam no cotidiano, condição de moradia do bairro respectivo ao qual moram, que se unem para o bem do bairro, criando associ...