Pular para o conteúdo principal

03 de novembro: Dia do Cabelereiro e Instituição do Direito e Voto da Mulher


392 - Dia do Cabelereiro: Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres, declarado padroeiro dos cabeleireiros, dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI. Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru, Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava, e nunca foi reconhecido por seu pai ou pelos familiares. Aos 15 anos, descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião. Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados, Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639. Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978.
http://www.cambury.edu.br/blog/esteticaebeleza/files/2010/11/Dia-do-Cabeleireiro.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOY2BxgmH-XOPMT0hfB_JjuAXcwisKKhdPxYrhepQ5UIvpKd67BbEqc7Lkeg-UyYa81nFAweNUd293AtOn_wPsu5Qdsip8C9aSZvEr6tVZzzrCFQqoOXXLJMzzTAbaS5cgMynJQ2vEmpt-/s1600/diadocabeleireiro_mail.jpg

http://imagens.us/datas/dia-do-cabeleireiro/dia-do-cabeleireiro%20(14).gif

http://www.guiasupershop.com.br/wp-content/uploads/03-de-novembro-dia-do-cabeleireiro.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIkEssgFkxi7r6i8UJpM10smydfbJHV-qxz13TnwaxwzRdQv0Y-3So7qLeqxHOAxIa_abuWNBJeoPYbatRaiO8rrtoZZ-uttb7ljIhRyP0_uw4CQe2iYED15K7D6zgoMixuejJl16_SvM/s400/martin+de+porres.jpg

http://ecclesia.com.br/synaxarion/wp-content/uploads/2000/11/s-martin-de-porres.jpg
Tirado de: www.jambo.com.br/datas-comemorativas/136




393 - Instituição do Direito e Voto da Mulher: Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos. Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres nem pensar.

Faz só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.
Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral - que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.
A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.
Apesar do avanço feminino na política, o Brasil ainda não teve nenhuma mulher eleita presidente. Entre as ministras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está Dilma Rousseff (Casa Civil), cotada como possível candidata do PT à Presidência da República, em 2010. Outra ministra, Marta Suplicy (Turismo) é a favorita dentro do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro de 2008. Seu nome também é cotado para a eleição para o governo de São Paulo, em 2010.
Cento e oitenta anos depois, a história mudou e transformou o voto feminino em fator decisivo no quadro político nacional. Nas eleições deste ano o voto da mulher teve um peso muito importante. Ele representou cerca de 51% do eleitorado nacional. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral foram 58.604.626 mulheres contra 56.431.895 homens.
http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/08053171.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghn5CT9a3EVoF1FkJpymXXvW06KqkTb9-l4337XYz5rWMPqrXsunkcow5GKGFj43JQX30usHq2iW2ls7evE_IihUcX9uNLicE5RyN6PG-fBmmVsWMjFx2Ds0bGOpY6U6G_kXyfGvq0Ts8/s1600/alzira+soriano+primeira+mulher+eleita.jpg
Alzira Soriano
 
 
http://www.tse.jus.br/hotSites/80_anos_justica_eleitoral/img/imagens/primeira-eleitora-no-brasil.jpg 

http://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/c0.0.342.342/p403x403/559439_407577589295677_1107842442_n.jpg 

http://www.mulheresnopoder.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Bertha-Lutz.jpg
Bertha Lutz
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpWnsm8PpCMn59p5f8x7Trc86aVfyhPzPedZNT-R3VJ_aiqlE-ayqoBAgjPdpra9ALa0ruR_T3VEBG0Zan_laIcFvYXJvF_zgorQHeIwRddIjZt7ngk1ki3JKYy6S94aTgslq-0fkhVFE/s1600/carlota-Pereira-de-Queiroz.jpg
Carlota Pereira de Queiroz



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de abril: Dia do Amigo, Dia Nacional do Livro Infantil, Dia de Monteiro Lobato

105 - Dia do Amigo :  O  Dia do Amigo  é uma data proposta para celebrar a  amizade  entre as pessoas. No  Brasil ,  Uruguai  e  Argentina , a data mais difundida para esta celebração é  20 de julho , aniversário da chegada do homem a lua . Em  27 de abril  de  2011 , a  Assembleia Geral das Nações Unidas  resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o  Dia Internacional da Amizade  em  30 de julho . Durante o século XX , foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos  Estados Unidos  e em partes da  Ásia  divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas. A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como an...

21 de abril: Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil

111 - Dia da Latinidade : Latinidade  entendemos o conjunto dos   povos latinos   e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de  Roma , os povos que habitavam a região da  Itália  eram chamados "itálicos" , de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de  Tróia  e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos ( latinos ,  faliscos ,  prenestinos ,  úmbrios ,  oscos  etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de  Roma , na Itália central. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma  raça latina . É notório , porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o  Oeste , o  Leste  e o  Sul  da  Europa , espalhando-se também pelas Américas  Central  e...

31 de dezembro: Réveillon e Dia de São Silvestre!

Hoje é Ano Novo e São Silvestre. Réveillon FELIZ ANO NOVO PARA TODOS, MUITA PAZ, PROSPERIDADE, FELICIDADE E TUDO DE BOM, QUE VOCÊS SEJAM RODEADOS POR UMA AURA POSITIVA. O Réveillon ou Ano Novo , é marcado por ser a passagem de um ano para outro ano, o término de um ano e o início de outro. Abaixo vou postar coisinhas interessantes e pertinentes ao Ano Novo.   1- Receitas ideais para o Ano Novo: Pernil de porco assado   Ingredientes 1 pernil de porco (3 kg) Sal alho e pimenta 1 cebola ralada Suco de 2 limões Suco de 2 laranjas Cheiro verde picadinho 2 colheres (sopa) de manteiga 1 tabletes de caldo de carne dissolvido em ½ litro de água Modo de preparo Coloque a carne em uma vasilha com água e sal, que dê para cobri-la e deixe de molho por meia hora. Feito isto, escorra a água, enxugue bem a carne e fure-a com a ponta de uma faca. Espalhe sobre toda a superfície uma pasta feita com bastante tempero, pimentas, cebola e um pouc...