Pular para o conteúdo principal

11 de novembro: Dia do Soldado Desconhecido

404 - Dia do Soldado Desconhecido: Celebra-se no Brasil, o Dia do Soldado Desconhecido, que tem como objetivo prestar homenagem a todos aqueles que morreram em combate e cujos corpos não foram encontrados. "Túmulo do Soldado Desconhecido" é o nome que recebem os monumentos erigidos para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra, sem que os seus corpos tenham sido identificados. A tradição desta prática teve início no Reino Unido, quando, ao fim da Primeira Guerra Mundial (1918), o país enterrou um combatente desconhecido em nome de todos os exércitos do Império britânico, na Abadia de Westminster, em 1920. Este ato simbólico levou outras nações a seguir o exemplo. Um dos túmulos mais famosos é o que está sob o Arco do Triunfo de Paris, que foi instalado em 1921 para honrar os mortos da Primeira Guerra Mundial.
No Brasil, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, há o Túmulo ao Soldado Desconhecido Brasileiro, que representa todos os mártires da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e visa simbolizar a sepultura de todos esses militares desaparecidos em combate, resgatar a sua memória e prestar-lhes honras. Nesse "túmulo" simbólico encontra-se escrito:
"Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis;glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro:com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que fizeres por ela, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam."
Os soldados brasileiros mortos durante a Segunda Guerra Mundial foram enterrados no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, na Itália. Em 1960, os corpos foram transladados para o Brasil e enterrados no Monumento Votivo Militar Brasileiro, onde se encontra uma pira, permanentemente acesa. Em 1967, foram encontrados, na Itália, os restos mortais não identificados de um soldado brasileiro morto na campanha da FEB. Seu corpo foi sepultado em solo italiano e seu túmulo foi declarado como Monumento ao Soldado Desconhecido. O Brasil se tornou, então, a única nação no mundo a possuir dois memoriais dedicados a seus mártires e heróis de guerra.
* Parece que a data foi transferida para o dia 11 este ano (2012), nos anos anteriores era celebrado no dia 28 desse mesmo mês.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2R7MlUXf6YXTIFC0GCZund8GXsprqjM9rNtlwr3gB1_hhm7RzMOIE7ooMG1W10xLjm3puxozf9skDMnaemMouK-S5itBb2nYVXHJ4xBuFpv3IqFiTemlhwp4mxJh4oqIo15DrD5rGvY8/s1600/Dia+do+Soldado+Desconhecido.jpg

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/comemoracao/SoldadoDesconhecido.gif

http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/So/4032/1452.jpg

Tirado de: http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/32/3220

Comentários

  1. Obrigada pela informação, é de grande valia para mim, pois sou filha de Veterano da Segunda Guerra Mundial, meu pai é vivo, mas fazemos parte da "Casa da FEB, na Rua das Marrecas 35 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ.
    Por favor gostaria de saber porque o dia mudou de 28 para 11 de Novembro, e porque é comemorado nesta data? O que levou a comemorar neste dia o Soldado Desconhecido?
    Obrigada.
    Anne Lansillote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade, eu não liguei pra isso, quando eu fui pesquisar sobre essa data, aparecia como 28 nos anos anteriores, mas já tinha não me lembro se foi um texto, uma imagem ou um calendárioa exposto... não me lembro; eu achei que poderia ser uma observação curiosa, sobre a data ter mudado, eu não tenho certeza se realmente mudou, mas as vezes é por que tanto o dia 11 quanto o 28 possam ser datas importantes durante o período desses "episódios".

      Excluir

Postar um comentário

Respondam aqui o que acharam ou peçam alguma postagem em especial.

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho de viagem!

Outro post que eu copiei do meu Facebook.          "Um sonho de viagem para muitos brasileiros".

04 de agosto: Dia do Padre

254 - Dia do Padre : O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto , em homenagem a São João Maria Vianney , santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars . No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade , tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores , São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fieis. No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos . São João Maria Vianney morreu aos 73 anos , em 4 de agosto de 1859 . Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI , a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.   Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/a...

21 de abril: Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil

111 - Dia da Latinidade : Latinidade  entendemos o conjunto dos   povos latinos   e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de  Roma , os povos que habitavam a região da  Itália  eram chamados "itálicos" , de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de  Tróia  e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos ( latinos ,  faliscos ,  prenestinos ,  úmbrios ,  oscos  etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de  Roma , na Itália central. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma  raça latina . É notório , porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o  Oeste , o  Leste  e o  Sul  da  Europa , espalhando-se também pelas Américas  Central  e...