Pular para o conteúdo principal

05 de novembro: Dia da Ciência e Cultura, Dia Nacional do Design, Dia do Radioamador e Dia do Técnico Agrícola

395 - Dia da Ciência e Cultura: Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência", comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
Mas o que significa cultura? Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir.
A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados.
A cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social.
Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus costumes, perde sua alma, fica sem identidade.
No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar e, a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam.
Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3b8SfMA4A29-D05yuSeyEXGafhKBR8APWheYRFAPazU2PLzTEhwZ8sAQH5LsKanAREpHNHVC8ZExV4GZpN13gN0diAcP-ExmKDdJ7n8mtVv2LNXgzwY8FtC9bBizW-9PYd15Ne_f1U-2F/s1600/016_DiaCiencia_Cultura_0511.jpg

 http://www.posugf.com.br/noticias/todas/dyn_images/1/1071_ciencia-cultura_1.jpg

Tirado de: http://www.regenciaecotur.com.br/novidades.asp?id=159




396 - Dia Nacional do Design: Em 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design. Data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães. Dentre os marcantes trabalhos do brasileiro, estão a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro – defendendo conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira sendo, sem combra de dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.
http://2.bp.blogspot.com/_h1H4NRW65t8/SRIN4ZFA5VI/AAAAAAAAAE8/Bi2oOKUkRsk/s400/dia-do-design.jpg

http://www.designersjusticeiros.com.br/wp-content/uploads/2010/11/dia_design.jpg

http://www.blog.sdws.com.br/wp-content/uploads/2009/10/dnd.jpg

Tirado de: http://www.guiasobredesign.com.br/?p=780




397 - Dia do Radioamador: A necessidade inerente aos seres humanos de se comunicar o mais rápido possível levou, em 1835, Samuel Morse a criar um código, que através da interrupção da corrente elétrica com intervalos curtos (pontos) e longos (traços) tornaria possível a comunicação remota entre indivíduos, nascendo a telegrafia, em inglês CW. Este código em homenagem ao seu criador é denominado Código Morse.  

Com a criação em 1906, nos Estados Unidos da América, de uma rede telegráfica costeira para tráfego operacional, seus operadores, em momentos de folga, a usavam para conversação informal. Esta atividade cada vez mais intensa podemos citar como o início da atividade radioamadorística em telegrafia, que só foi regularizada uma década após.
A comunicação através da palavra humana utilizando as ondas eletromagnéticas de rádio foi inventada pelo brasileiro Padre Roberto Landell de Moura. Convém citar que o rádio inventado pelo italiano Guglielmo Marconi só transmitia e recebia sinais de telegrafia, aqueles criados por Morse. 
As anotações feitas por Roberto Landell de Moura por ocasião de seus estudos e experimentos foram minuciosamente estudadas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, da antiga TELEBRÁS, tendo se concluído pela validade de suas teorias. Este centro leva o nome de Padre Landell de Moura. Os originais destas anotações estão guardados no Museu Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
Seus estudos e seus inventos levaram a aparecer outros brasileiros que desejavam transmitir e receber a voz humana emitida de locais cada vez mais distantes. Surgem desta forma os primeiros radioamadores e por não ser uma atividade regulamentada eram considerados clandestinos.
Mais tarde em 1922 surgiu Demócrito Seabra que usava o indicativo SB-2AJ, seu cartão ostentava as letras WS, abreviatura “wireless station”, nome pelo qual eram denominadas as estações que operavam a bordo de navios. Pouco antes de Demócrito surgiu José Jonotskoff de Almeida Gomes, que operou a estação de “broadcasting” da Westinghouse, instalada no Alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, de onde transmitiu, em 1922, numa demonstração, para o recinto da Exposição do Centenário da Independência do Brasil.
Em 05 de novembro de 1924, ou seja, exatamente há setenta e sete anos passados, o Governo Brasileiro pelo Decreto n° 16.657, que passou a legislar sobre o Serviço de Radioamadorismo, reconhece o Radioamadorismo, tirando da clandestinidade os seus praticantes e obrigando-os a submeter-se a exames para obter a sua licença.
Em 29 de junho de 1943, pelo Decreto-Lei nº 5.629, o Governo Brasileiro considerando o trabalho desenvolvido por estes abnegados concidadãos, que sempre que são chamados a colaborar estão prontos e não medem esforços para melhor o fazer, considera os radioamadores reservistas do Exército e da Aeronáutica, reserva especial da Forças Armadas, dando-lhes algumas regalias e considerando a sua entidade, a LABRE, como Associação Civil de Utilidade Pública.  
O dia 5 de Novembro  foi escolhido para ser  comemorado o Dia do Radioamador Brasileiro por uma decisão unânime do antigo Conselho Federal da LABRE, como preito de gratidão ao Presidente Arthur Bernardes pelo seu Decreto de 1924
http://www.shopantenas.com.br/blog/wp-content/uploads/Dia-do-Radioamador-18-de-abril-ou-5-de-novembro.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAhQQvNkOojUVruAv2mafWAWVu0-HNYFSoIErk7iYTc2DIHn1T-gu5hv7znr2nrQFeYkeyfcq1EIosJmrrc5UKEM6N3wfhM-SA4Jwp0VKjyDJC0iPdT8-eiXj-APUatOupXQRlYbkTC-4/s400/dia+do+radioamador+2009.jpg

Tirado de: http://www.radioamador.com/historia/dia05.asp






398 - Dia do Técnico Agrícola: A profissão de Técnico Agrícola é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002 e Decreto Federal nº 90922, de 06 de fevereiro de 1985, que cria a profissão e fixa as atribuições profissionais da categoria.
O SINTARGS é registrado no Ministério do Trabalho como categoria profissional liberal integrante do 35º grupo no plano da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL de acordo com a Portaria Ministerial nº 3.156, de 03 de junho de 1987 e Carta Sindical emitida em 11 de novembro de 1987, sob o código sindical nº 012.000.02795-6.
Outra controvérsia na história da categoria é quando comemorar o "seu dia". Por muito tempo existiram várias datas, citadas por uns e outros, como por exemplo, 21 de setembro, 5 de novembro, 6 de fevereiro, 12 de outubro e tantas outras.


http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/Image/Dia_tecn_agric..jpg

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/File/ANUNCIO_TEC_AGRICOLA%20NOVA%20PROPOSTA%20FINAL.JPG

Tirados de: http://www.sintargs.com.br/diadotecnico.html
 

 
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

27 de novembro: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

420 - Dia do Técnico da Segurança do Trabalho : O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio , sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa. O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro . Tirado de: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2209

1º de setembro: Dia da Bailarina (o) e Dia do Professor de Educação Física

287 - Dia da Bailarina (o) : Não encontrei nada, mas pelo que andei pesquisando: O dia é uma homenagem a todas e todos os bailarinos e bailarinas, que precisaram se focar, se determinar e lutar para conseguir contruir uma carreira, principalmente uma de grande sucesso. 288 - Dia do Professor da Educação Física : O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho . Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998 , criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro . Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, mu...

1º de fevereiro: Ratificação de todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher ( CEDAW,ONU 1984)

O dia só possui essa data. 46- Dia da Ratificação de todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher :  O dia é para lembrar das formas aprovadas de formas de discriminação contra a mulher. CEDAW A Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) é a lei internacional dos direitos das mulheres. Ela baseia-se no compromisso dos Estados signatários de promover e assegurar a igualdade entre homens e mulheres e de eliminar todos os tipos de discriminação contra a mulher. A CEDAW foi aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1979, tendo entrado em vigor em 1981. Atualmente, 173 países – mais de dois terços dos membros da ONU – ratificaram a Convenção: Uruguai, em 1981; Brasil e Chile em 1984; Argentina, em 1985; Paraguai, 1987. Em uma introdução e mais 30 artigos, o texto da Convenção define o que é a discriminação contra a mulher e uma agenda para acabar com essa discriminação. O que é a discriminação contra a mulher? Para fi...