Pular para o conteúdo principal

31 de outubro: Dia das Bruxas (Halloween), Dia Nacional do Saci, Dia do Balconista e Dia da Reforma Protestante

386 - Dia das Bruxas (Halloween): A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.
Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.


http://www.canoinhas.net/images/stories/novas-noticias/2009-10/halloween-dia-das%20-bruxas.jpg

http://www.scrapsterra.com/scraps_para_orkut/feliz-dia-das-bruxas-recados-imagens-scraps-para-orkut/images/b19.gif

http://images.recados.net/img/recados/Dia-das-Bruxas_23679435_bruxa02.gif

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/dia-das-bruxas.jpg

http://papeletudo.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/10/bruxa.gif

http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2009/07/diabruxaG.jpg

Tirados de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas




387 - Dia Nacional do Saci: O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro.
Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. O Estado de São Paulo oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o dia do Saci foi oficializado em Vitória (Espírito Santo); Poços de Caldas e Uberaba (Minas Gerais); Fortaleza e Independência (Ceará).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjubCg0PwSoFG3N3ahyphenhyphenWXEyqgACYTAXg_X2QC07QmA6spjocAxdQHU3VSVe1Jb8dXrY06kVrNQb-fByBPhckW4Tn6zf0726jplKGdEAJyZi4nfLRp2lxwJ5WNtX0iLBGr2CggHIgWwtU9SH/s1600/dia_nac_do_saci2.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVJ-QmFVaOL3OGp1NzThSE5SPXELcPsQMUFmW2e1pXc-F16_PhpObpMv4vZcU87Q7NyB6ng3cpgq3rpGLuoLfLBXkBh3gSxI3t6JAImsBLf-qyNYdaLRDviE163we8N1rsnjyyftVa-xtV/s1600/saciperere1.jpg

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Saci



388 - Dia do Balconista: O balconista ou atendente é aquele profissional que recebe o comprador e é o responsável direto pela venda. A sua função é mostrar as qualidades ou os defeitos de um produto para que o próprio consumidor possa decidir pela compra ou não do mesmo. Essa relação irá interferir diretamente na venda ou permanência de um produto nas prateleiras ou depósitos.
Hoje em dia, o balconista deve saber muito mais do que vender. É preciso saber como atender bem o cliente, afinal de contas, muitas vezes um sorriso ou uma cara amarrada podem determinar a compra ou não de uma mercadoria. Além disso, a maioria dos atendentes devem fazer cursos e se aprimorar, sobretudo porque as exigências do mercado, assim como o uso dos recursos da informática no setor de vendas tem crescido cada dia mais.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiygA50tQV3XckBStWm1DpvIp0L5flO-ZyQPlADgtAOK1HIu_oygjZQLPWM55ibe710-TYNV4A1oG36AzshGN_QZXW0X1_0kRZv3rYzrRD1jYsKj0__n6pR6wx_cqQmc4HFLf5QFdJfX20/s400/BALCONISTA.bmp

Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-balconista.php





389 - Dia da Reforma Protestante: O dia da Reforma Protestante é celebrado pelos Luteranos e outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWsgZRNeZUCUETEl38ysbWsMIXw_Bn0ZFFI4CRCyJ6gPZvWsMysjho6c0xC3rDK80oVLBZ9AwQf3oXNQmqUL33pVcg10VKAi_bCoXsWtUEm1XYkuefuKBINNmYpsDLSlzeHGTggCNBzxRM/s1600/reforma-protestante.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2NU9CUfXQyDpu_1RbpK7NHo_q4ihq9_7Gl-SF_CxXJa-lG-ZYX504Sn8gDTBqHTwkgTp7E_NN3a_a213VrN3W6vTNOU1eBaZPh81Z0Z5PYPM6L4mf-a7aIN2KB4Dr8Nzz7Uy_39P1Xm0/s1600/figura12.jpg
 
http://sembrunoleandro.files.wordpress.com/2009/10/reforma-protestante2.jpg?w=614

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Reforma_Protestante



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14 de junho: Dia do Solista

200 - Dia do Solista :  A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho . São músicos especializados em executar determinados instrumentos com habilidade e técnica perfeitas. Na música vocal nasce a Ópera , onde a cantora principal era apelidada de prima donna (principal mulher) , o cantor principal era o primo uomo (principal homem) . Enfim solo é tudo o que é realizado sozinho, seja no canto , no instrumento ou no esporte . Parabéns solista pelo seu dia! Assim interpretamos que esse dia é uma homenagem a capacidade e o talento que um solista tem em cantar ou tocar uma música ou instrumento sozinho; exemplo disso a Ópera, Violino e Harpa. Tirado de:   1º á 4º parágrafo:  http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/14-junho-dia-do-solista.html

03 de junho: Dia Mundial do Administrador de Pessoal e Pentecostes

183 - Dia Mundial do Administrador de Pessoal :  A realidade do   Administrador de Pessoal ,   ou de Recursos Humanos , tem mudado bastante. Hoje sua tarefa não está mais fundamentada na tradicional departamentalização funcional e sim, no trabalho em equipe.  Ou seja, sua atuação não consiste mais em fragmentar o trabalho, mas em unir as pessoas em equipes de produção .   O   Administrador de Pessoal   deve ter em vista a administração conjunta das pessoas como sujeitos ativos, com poder de decisão, e não mais como sujeitos passivos à realidade decisória da empresa.   Seu papel é desenvolver equipes autônomas e auto-gerenciadas , incentivar e estimular as pessoas de modo a promover sua satisfação no trabalho.   A atuação do   Administrador de Pessoal , no sentido de respeitar a individualidade de cada pessoa e, ao mesmo tempo, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, é de fundamental importância para a ...

21 de abril: Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil

111 - Dia da Latinidade : Latinidade  entendemos o conjunto dos   povos latinos   e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de  Roma , os povos que habitavam a região da  Itália  eram chamados "itálicos" , de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de  Tróia  e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos ( latinos ,  faliscos ,  prenestinos ,  úmbrios ,  oscos  etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de  Roma , na Itália central. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma  raça latina . É notório , porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o  Oeste , o  Leste  e o  Sul  da  Europa , espalhando-se também pelas Américas  Central  e...